GRATINADO DE BATATINHAS NOVAS COM COGUMELOS E TOFU






Nos feriados de Junho um belo almoço à sombra da buganvília, melros e gaios a pavonearem-se de sem vergonhice indiferentes a nós os dois e às minhas tentativas frustadas de registar estes momentos campestres para a posteridade .
Aproveitando uma generosa oferta de batatinhas novas, com um toque da minha horta sai um banquete sem carne ...e ele a dizer somos tão felizes e não sabemos...que é como quem diz...está-se tão bem aqui e não apetece regressar...

INGREDIENTES

Batatinhas novas
1 bloco de tofu (250g)
cogumelos shitake
cogumelos portobello (tamnho pequeno)
5 dentes de alho
azeite
salsa
natas de soja (1 pacote)
gengibre em pó ( 1 pitada)
mel ( 1 colh. de sopa)
molho de soja (2 colh. de sopa)
vinagre balsâmico
água

Escorrer o tofu e secar com papel de cozinha. Cortar aos cubos e deixar marinar cerca de 30 min. ( de véspera ainda fica melhor) numa mistura de gengibre, molho de soja mel, vinagre balsâmico e água (costumo deitar o tofu para dentro de um frasco largo, deito o líquido da marinada por cima, tapo o frasco e vou agitando para ficar bem espalhado).
Lavar as batatas e cortar às rodelas (não tirar a casca). Levar a cozer com água e um pouco de sal. Escorrer e reservar.
Limpar os cogumelos com papel de cozinha e cortar aos pedaços ou rodelas. Saltear num Wok com azeite e alho temperar com sal e pimenta. Reservar.
Escorrer o tofu da marinada e saltear no wok . Juntar o líquido da marinada e continuar a saltear até este evaporar e o tofu ficar com um aspecto ligeiramente caramelizado.
Untar um recipiente de ir ao forno com azeite. Espalhar as batatas e regar com um pouco mais de azeite e alho picado. Deitar os cogumelos por cima e envolver com cuidado. De seguida os cubos de tofu. Levar ao forno para tostar ligeiramente. No final cobrir com as natas e a salsa picada e deixar cerca de 3 minutos no forno.

SALADA

Tomate, azeite, cebolinhas, pitada de sal, folhas e flores de coentros.
Chama-se um maluco e agita-se... 

3 comentários:

saboracasa disse...

gostava de estar nesse sítio

Susana Gomes disse...

Nem sei o que é melhor, se a sugestão de receita, se a sugestão do sítio para a comer! :))
Beijinhos

ameixa seca disse...

Batatinhas novas e cogumelos, gosto muito :)