PIMENTOS RECHEADOS COM ESPELTA E LENTILHAS CORAL



A espelta é um cereal , semelhante ao trigo mas com um sabor mais suave e adocicado e que remonta ao periodo Neolítico ou Idade da Pedra. Sempre que possível devemos consumir o grão uma vez que o mesmo contém o farelo (rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais), o germen (contém vitaminas do complexo B e E, ácidos gordos essenciais, gorduras insaturadas e fito químicos) e o endosperma (contém dois tipos de amido, alguma proteína e vitaminas do complexo B). Todos este fito-nutrientes e fito químicos são importantes na prevenção de várias doenças. Por estas razões, sempre que possível, cozinho este e outros cereais ainda em grão bastando para tal deixá-los algum tempo de molho à semelhança de algumas leguminosas (feijão, grão de bico,etc).
Por outro lado, reduzidos a farinha os cereais, quando armazenados, têm um periodo de duração mais curto uma vez que já não dispõem das camadas de protecção do farelo (seis!) ficando assim mais exposta ao ar, calor e luz, inimigos do óleo contido no gérmen e com tendência a rançar. Investir num moinho de cereais caseiro talvez seja uma boa opção (que eu estou a ponderar muito seriamente)...mas enquanto não tivermos um será sempre melhor utilizar as farinhas na sua versão integral porque pelo menos duas das partes que referi ainda estão intactas, isto é contém a mesma proporção equilibrada de nutrientes que se encontram no grão.
Vale a pena ir introduzindo alimentos na sua versão mais integral, de forma gradual até banalizá-los na nossa cozinha. Só temos a lucrar com isso.
Este recheio fica uma delícia e faz-nos acreditar na sabedoria dos nossos antepassados ...aventurem-se e surpreendam-se.


200 g de espelta (em grão)
200 g de lentilhas coral
2 cebolas grandes
azeite (cerca de 9 c. de sopa)
1 ramo de mangericão (só as folhas)
1 ramo de coentros
2 c. de sopa de caril em pó
1 c. de sopa de grãos de cominho (tb serve em pó mas neste caso basta 1 c. de café)
6 a 7 pimentos (não muito grandes) de preferência vermelhos, amarelos ou laranja por serem mais doces e menos indigestos
sal e pimenta qb

Colocar a espelta de molho com o dobro de água pelo menos 12 h. Decorrido esse tempo , escorrer , passar por água limpa e levar a cozer numa panela cheia de água a ferver com sal cerca de 35 min. até os grãos começarem a abrir. Lavar as lentilhas e cozer em água a ferver cerca de 10 min. ou até começarem a abrir as cascas.
Picar as cebolas e refogá-las em três das colheres de azeite. Juntar a espelta e as lentilhas , já escorridas e passadas por água fria, o mangericão e os coentros lavados e picados, o caril e os cominhos e mais três c. de sopa de azeite. Envolver tudo e deixar cozer cerca de 10 minutos. Temperar com sal e pimenta se necessário. Abrir uma tampa nos pimentos, lavar e retirar as pevides e partes brancas. Pincelar o interior e o exterior com azeite e rechear com as mistura de lentilhas e espelta. Colocar numa travessa e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 45 minutos até os pimentos amolecerem.

6 comentários:

Andréa Santana disse...

Estes pimentões estão bem apetitosos uma belíssima receita, suas receitas são ótimas!

bjs,
Andréa....

Sandra G disse...

Adoro pimentos recheados, a minha mãe faz uns maravilhosos.Os teus estão com um aspecto divinal.

Bjs

Susana Gomes disse...

Que delícia! Eu gosto imenso de vegetais recheados com grãos, que bom aspecto.
Confesso que com espelta nunca experimentei, mas com o copo da bimby bem seco, costumo pulverizar a soja granulada e fico com farinha de soja para os pães. :)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Espelta ainda só vi em farinha. Gosto tudo que é cereal e leguminosa, para além de adorar pimentos :)

Anónimo disse...

Que delícia. Adoro receitas de forno. Abraços, Adriana.

Sérgio Gomes disse...

Acabei de descobrir este blog e estou a adorar. Vou ficar por aqui!

Se quiseres visita a minha cozinha:

http://www.enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

Bjs.