SOPA DE COGUMELOS FAST FOOD




Adoro cogumelos, crus, desidratados, cozinhados... de todas as maneiras. É a minha fast food.
A sopa de cogumelos é um clássico cá em casa sobretudo ao jantar porque nos sacia o estômago e o espírito. Como é feita quase sempre por impulso, procuro sempre ter cogumelos frescos em casa (qualquer variedade serve).
É muito simples de fazer .

INGREDIENTES
cogumelos (cerca de 500 g eu uso sempre mais...)
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 caldo de legumes
natas de soja qb
1 gema ou 1 ovo inteiro (facultativo)
salsa
sal
azeite

Limpar os cogumelos com um pano limpo, uma escova macia (própria), laminar uma parte (reservar) e picar a outra. Refogar em azeite a cebola picada e o alho . Juntar os cogumelos picados e deixar refogar um pouco. Adicionar o caldo de legumes e água suficiente para cobrir e cozinhar cerca de 15 minutos até soltar um aroma próprio. Misturar natas de soja com uma gema de ovo e juntar à sopa mexendo bem. Colocar cogumelos (salteados em azeite e temperados com sal e pimenta) e salsa picada em cada prato e deitar a sopa por cima.

8 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Por acaso li num artigo que os cogumelos são um tesouro nutricional.
São constituídos por 90% de água, tem poucas calorias, ajuda no controlo de peso, previne doenças cardiovascolares,instestinais, a hipertenção, colesterol, etc...
É rico em diversos minerais e vitaminas...uma espécie de elixir!
Claro, que não é novidade, e aproveito para levar a tua sopinha! :)

Paladares da Isa disse...

Essa sopa ficou fantástica.
Por acaso já tinha visto numa revista uma sopa de cogumelos, fiquei curiosa, pois gosto muito, mas não tive coragem para fazer
Bjocas

argas disse...

Que bom aspecto que tem essa sopa!! Adorei, e eu adoro cogumelos! bjinhos

Natacha Rodrigues disse...

Fast food?? hehhe, para mim continua a ser o mac donalds mas so quando o rei faz anos!

Adoro cogumelos... mas gosto tanto que os enlatados ja nem me sabem a nada! Gostei da sopinha!

ameixa seca disse...

Acho que nunca comi sopa de cogumelos mas adoro esses fungos :) Na sopa também deve ficar super bom!

leonor de sousa bastos disse...

Olá Isabel!

Eu também adoro cogumelos e a tua sopa acabou de me tentar!
Ainda hoje comprei cogumelos e vou experimentar a tua sopa! Depois digo-te alguma coisa!

Beijos!

Fátima disse...

Hummmmm, fiquei com água na boca, adorei a adição de cogumelos!

Susana Gomes disse...

Nós cá em casa tb gostamos imenso, mas a preferida já foge mais à dinâmica fast food caseiro: é sopa de cogumelos assados.
Depois de serem assados, os cogumelos ficam com o sabor ainda mais concentrado e a sopa fica meeeeesmo bomba.