SEITAN CASEIRO - TAKE 1 (com receita bónus de molho para bifes)


Todos aqueles que já me conhecem sabem que adoro o" home made". Uma das razões é a realização pessoal, outra é a busca de uma auto-suficiência que sempre foi inerente aos nossos antepassados e  para cuja destruição, o progresso, paradoxalmente tem contribuido.
Farta de procurar o seitan de compra mais fiável e depois de várias desilusões, resolvi meter mãos à obra e ir experimentando várias receitas até encontrar aquelas que definitivamente se adequassem aos gostos da minha família e viessem a enriquecer a lista de alimentos proteicos das duas vegetarianas praticantes cá de casa.
Se o fizermos nós próprios temos a possibilidade de conferir-lhe o nosso toque pessoal, com uma infinidade de sabores e formas e até texturas que nunca iremos encontrar à venda. Começo por partilhar uma das primeiras receitas que aprendi com a Delfina (do restaurante Granovita- que por sinal já não existe).   

INGREDIENTES
500 g de farinha de glúten
100 g de levedura de cerveja
100 g de farinha de trigo integral
100 g de nozes (ou amêndoas, ou caju cru) moídas
1 pimento vermelho (ou 1 beterraba crua descascada)
4 cebolas
2 cabeças de alho
2 cubos de caldo de legumes
100 ml de molho de soja
Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande.
Triturar o pimento (ou a  beterraba), 2 cebolas 1 cabeça de alhos (descascados) e um dos cubos de  caldo de legumes num liquidificador (ou na Bimby) e adicionar cerca d 1,5 l de água a esta mistura. Utilizar cerca de 500 ml deste líquido para juntar à mistura seca. Amassar bem e trabalhar a massa numa bancada untada com azeite (se a massa colar às mãos polvilhar com um pouco de farinha de glúten e só esta). A massa ficará com uma textura elástica.. Deixar repousar cerca de 30 min. .Decorrido esse tempo  (antes de cozer) podemos optar por cortar (com uma faca) pequenos pedaços da massa para formar bifes (estendendo os pedaços com um rolo de massa untado de azeite) com a espessura que quisermos, fazer rolos (que depois de cozidos podem ser cortados em pedaços para fazer espetadas) ou deixar a massa inteira em forma de "lombo".
O seitan, antes de ser utilizado em qualquer receita tem sempre de ser previamente cozido num caldo.
Neste caso vai a cozer no caldo que sobrou e ao qual se adicionaram as outras duas cebolas e a cabeça de alho (ambas com a casca)  o outro caldo de legumes e algumas ervas aromáticas se desejar.
TEMPOS DE COZEDURA:
Bifes - Cozem em 5 min. na panela de pressão (desliga-se logo o lume antes da panela apitar, quando se começa a ouvir o barulho do vapor) ou 15 min. num tacho normal. Se não estiverem bem cozinhados aparecerá farinha no meio quando cortados. Por outro lado também não devem deixar-se cozer demais porque ficam uma papa.
Rolinhos -Cozem em cerca de 30 min.
Lombo - Coze em cerca de 1 h.
Atenção - O seitan tem de ser colocado na panela com a água a ferver

CONSERVAÇÃO

O seitan pode conservar-se durante 2 dias , crú, dentro de um saco de plástico guardado no frigorífico.
Depois de cozinhado da forma anteriormente referida pode ser confeccionado como "carne".

Não hesitem em utilizar os vossos próprios temperos. Por exemplo se optarem pela versão em bifes têm uma aqui uma receita que costuma ser o sucesso infalível e que podem deixar preparada para ter sempre à mão :

INGREDIENTES PARA O MOLHO DOS BIFES
100 a 150 ml de azeite
1 cubo vegetal
3 dentes de alho
sumo de limão q.b
salsa
1 c. de sopa de molho de soja
Misturar tudo num processador de alimentos (ou com uma varinha mágica) até formar uma pasta homogénea.
Pincelar os bifes de seitan com o molho. Podem envolver-se em pão ralado e levar ao forno recheados com queijo (ou alternativa vegam "mozarella style " da Tofútti).

4 comentários:

Fatima disse...

Muito obrigada pela receita, adorei!!!
Bjs

Sandra G disse...

Muito interessante este post.
Obrigado por partilhares.

Bjs

conceicao disse...

Adorei!
Bjs

Catarina Miranda disse...

Muito obrigada, vou experimentar, aqui na Alemanha nao consigo encontrar seitan!