BOLAS DE COMPOTA





Uma amiga minha que não gosta nada de cozinhar (mas adora comer...) e odeia livros de cozinha disse-me para eu postar algumas receitas de um livro que lhe ofereceram da Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem não tempo" assim que ficou a saber que eu também tinha um (o melhor é perguntar logo qual é que eu não tenho rsrsrs).

Resolvi "mostrar-lhe" esta para ver se ela se entusiasma e começa a dar uso à lombada do desgraçado do livro.
São pães óptimos para lanches preguiçosos de fim-de-semana, com convidados extra (a massa dá para 16 pães) mas os meus monstrinhos comilões arrasaram tudo muito rapidamente...
Apesar da receita original (que vou aqui deixar na íntegra) prever uma cobertura adicional de natas gema de ovo e açúcar eu dispensei-a, porque achei realmente desnecessária.
Os pães ficam super fofos mesmo no dia seguinte. Aprovados.
INGREDIENTES
1 cháv. de leite morno
2 colh. de chá de fermento em pó para pão
5 colh de sopa de açúcar (reduzi a quantidade...)
2 3/4 cháv. de farinha s/fermento
40 g de manteiga s/sal, derretida
1 gema
1/3 de cháv. de compota de sabor à escolha (eu usei de amora)
para cobertura (que dispensei)
1 gema de ovo
2 c. de sopa de natas frescas
açúcar em pó
Colocar o fermento, 2 colh. de chá do açúcar e todo o leite numa tigela pequena e misturar (eu coloquei na Bimby e misturei na vel.5). Deixei descansar por 5 min. até formar bolhas à superfície.Juntei a farinha, a manteiga, a gema e o restante açúcar ao preparado do fermento e bati até formar uma massa suave(vel.6). Depois mudei para a vel.espiga (quem não tem a bimby amassa numa superfície polvilhada com farinha por 5 min. ou até a massa ficar elástica e macia, adicionando mais farinha se ainda estiver pegajosa).
Dividir a massa em 16 bolas. Pressionar cada uma delas (com a palma da mão) até formar um círculo (de cerca de 12 cm). Deitar 1 colh. de chá de compota no centro de cada círculo e fechar cuidadosamente a massa, pressionando para selar. Colocar a parte que foi pressionada virada para baixo num tabuleiro untado (eu só forrei com papel vegetal). Fazer um pequeno corte no topo de cada bola com uma faca afiada. Cobrir com um pano de cozinha e deixar repousar num local quente por 1 h até duplicar de tamanho (eu deixei ficar dentro do forno desligado).
Quem quiser pode pincelar os pães, antes de os levar ao forno e depois de levedados) com a mistura da gema de ovo e natas e edepois de cozidos polvilhar com açúcar em pó.
Cozem por 15 min. (ou até ficarem dourados, não mais do que 20 min.) em forno pré-aquecido a 180º.

14 comentários:

RUTE disse...

Que bolinhas magnificas!!

Têm um aspecto tão, mas tão fofinho. Comer a 1ª deve ser um começo sem fim. Só se pára quando não há mais nenhuma. Espetáculo!

Margarida disse...

Para mim são perfeitas! Ficaram com um aspecto mesmo fofinho. Tá anotada a receita! ; )
beijoca

ameixa seca disse...

Deus continua a dar nozes a quem não tem dentes! Quem me dera esse livro, se ela quiser que eu gaste a lombada que o mande para cá :)
Belas bolinhas!

leonor disse...

Esses pãezinhos recheados com doce ficaram com um aspecto magnífico! Devem ficar deliciosos para um lanche, para um pequeno-almoço ou uma merenda a meio da manhã...
Acredito que tenham desaparecido num instante!...nhami nhami!:)

Susana Gomes disse...

Mas como é que sria possível estes paezinhos resistirem muito tempo? Que aspecto delicioso. :)

Edilia disse...

pães como esse não se encontra na padaria,nós sabemos o que deve ser bom na receita, e na massa vai a boa energia.Adorei os pãezinhos.
Edilia

Isabelocas disse...

Ficaram mesmo fofinhos, que delícia.

Guidinhah disse...

Obrigada por ter respondido a minha pregunta tão rapidamente, vou fazer o pão de alfarroba já hoje, vamos la ver como corre...
Beijinhos

leonor disse...

Olá Isabel!

Depois de me teres feito a pergunta àcerca do fermento andei a pesquisar pela internet para saber ao certo aquilo que me pedias.

Não estou suficientemente informada sobre comidas vegan e queria saber se o que queres é o fermento "bio rich" ou se não tem nada a ver com isso...

Amanhã queria começar a minha busca! ;)

Beijos!

Natália Eleutério disse...

Adorei a receita por já trazer o recheio, bjs.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Isabel!

Apesar de não saber nada com que a possa ajudar, vou investigar...
Na segunda-feira vou perguntar na escola aos meus professores se haverá algo 100% vegetal para fazer os iogurtes de soja...talvez alguma textura nova do El bulli...não sei... mal tenha novidades aviso!:)

Beijinhos grandes!:)

Helena disse...

Tambem tenho esse,mas nunca experimentei esta,mas são tantas!Parece-me muito bem!

Rico disse...

adorei essas bolinhas de compota, que delicia mesmo ao pequeno almoço com um cafezito yum.. :) xx

Isabel Pisoeiro disse...

Hmmm que bolinhas com ar tão fofinho e apetitoso!! Estão a chamar-me para o lanche! :)