PÃO DAS QUATRO SEMENTES



Foi a Delfina do Granovita que me ensinou a fazer este pão. Apesar de já o ter feito na Máquina de fazer Pão, desta vez resolvi fazer à antiga e, assim pude assistir ao crescimento da massa e consegui fazer dois pães. Como podem constatar pelos ingredientes, este é um pão muito saudável e não é nada maçudo. O ligeiro crocante ds sementes torna-o bastante saboroso.

INGREDIENTES
470 g de farinha integral

230 g de farinha t 65
40 g de farinha de glúten
25 g de açúcar mascavado

10 g de sal

13 g de fermento de padeiro

500 ml de água
2 colh. de sopa de sementes de sésamo trituradas
100 g de sementes variadas (linhaça, girassol e abóbora)
1 colh de sopa de azeite

Preparação Manual

Misturam-se muito bem ambas as farinhas(integral e T 65) e retira-se cerca de 100 g desta mistura adicionando os 500 ml de água morna e o fermento diluído (num pouco de água) e coloca-se de parte até formar espuma. Depois adiciona-se este preparado aos restantes ingredientes numa taça grande até ficar bem homogéneo (se estiver a pegar aos dedos polvilhar com farinha), forma-se uma bola e leva-se a levedar (eu coloquei a bola em cima de um tapete de silicone e tapei-a com a taça.
Quando duplicar o tamanho (e duplica mesmo...até empurra a taça para cima...) divide-se a massa em duas partes (estica-se e enola-se como se fosse fazer uma torta) e coloca-se em duas formas rectangulares (eu usei de silicone ) e espera-se novamente que aumente de tamanho. Enquanto esperava guardei-as dentro do forno desligado. Cozeram em forno pré-aquecido a 150º cerca de 35 min.

Nota: Eu juntei logo todas as sementes, mas também se podem reservar as sementes de sésamo para depois envolverem a parte exterior das duas massas antes de irem levedar a segunda vez.

2 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Adorei! :)

Isabelocas disse...

Desculpa mas o que é farinha de glúten?
Bjs