SALSICHAS ALTERNATIVAS COM FEIJÃO VERDE E ARROZ SELVAGEM



Esta é uma variante, saudável e saborosa às salsichas (quer de carne quer de soja) de compra.
Podem guardar-se no congelador para grelhar depois e são óptimas alternativas aos "cachorros-quentes" tradicionais se as pusermos dentro de baguetes (integrais ou de sementes) com cebola e alface

INGREDIENTES

.1 cebola pequena
.70 g de cogumelos frescos
.1/2 pimento vermelho
.400g de feijão branco (ou cannellini)
.100 g de pão ralado
.100 g de queijo cheddar ralado (pode usar-se um substituto vegan ou outro)
.1 colh. de chá de ervas secas (salsa, cebolinho, estragão e cerefólio)
.1 gema de ovo
.farinha de trigo (eu usei uma mistura feita por mim que dá para muito tempo)
.2 colh. se sopa de azeite

Primeiro ralei o pão (integral) na Bimby (vel.6/7 e 3 toques de turbo) e de seguida o queijo. Retirei e reservei. De seguida piquei a cebola , adicionei uma colh. de sopa de azeite (no copo da bimby) e programei 3 min. /varoma/vel2. Findo este tempo juntei o pimento (lavado, sem sementes ) e os cogumelos e piquei na vel .5/6 durante 4 segs.Envolvi tudo na vel 3 e programei 8 min./100º/vel2.No fim do tempo retirei e guardei numa taça grande.
Entretanto escorri o feijão que já estava cozid0 (era de frasco) e esmaguei-o na Bimby na vel.6/4 segs (não fica totalmente desfeito).
Depois juntei todos os ingredientes na taça envolvendo muito bem.
Fui retirando pedaços e pressionei com os dedos para dar a forma de salsichas passando-as pela farinha e deixei-as repousar cerca de 30 min no frigorífico.
Devem ser ligeiramente pinceladas com azeite antes de serem cozinhadas.
Neste caso experimentei fazer algumas na Actifry (sem a pá e uma forminha no lugar desta) e outras no forno pré aquecido a 230º (grill) colocadas em papel de alumínio untado.Em ambos os casos virei-as a meio do tempo (cuidado para não desmancharem...).

Acompanhei com feijão verde cozido a vapor e salteado com azeite e alho e com arroz selvagem.
antes de serem assadas (no forno pinceladas com azeite em papel de alumínio untado ou cozinhadas na Actifry.

5 comentários:

Mary disse...

Borboleta, eu bem me esforço por levar esta gente cá de casa a comer melhor...mas às vezes tem que sair carnucha senão sou decapitada! Hi, hi, hi!
Vou copiar a receita, esta é outra inovação interessante (como é teu apanágio)e os ingredientes são todos comuns! :)

ameixa seca disse...

Muito interessante. Eu não sou fã de salsichas e já não me lembro de comer disso. Mas esta sugestão é porreira. Alternativa é o meu estilo de salsicha he he (aiii ainda bem que eu sou uma moça respeitadora, senão levava já a salsicha para outros filmes he he)

UMA CASA NO NORTE disse...

Gostei da ideia! Pode ser que pegue por estas bandas.
Beijocas

Muniz de Albuquerque disse...

Preciso melhorar minha forma de alimentação. Gostei das receitas e de seu blog.

Rock Lee disse...

Epah, primeiro estranha-se, depois entranha-se. Comigo foi mesmo esse o caso como quase sempre!hehe