"MSETO" COM TOFU MARINADO





O Mseto é um prato típico da Tanzânia e, só por si, é suficiente como prato principal. Basicamente é uma espécie de "risotto africano" (digo eu...) feito com arroz basmati castanho (eu usei o integral) e lentilhas verdes (eu usei as vermelhas porque não necessitam de estar de molho), amaciado com o leite de côco.
Desta vez serviu de acompanhamento ao tofu. Não hesitem em oferecer este prato às vossas crianças, habituem-nas a conhecer, desde cedo, sabores diferentes e a "cultivar" o paladar . Um simples ingrediente novo pode ser um motivo de conversa e ensinamento à hora das refeições. Não substimem a vontade que têm de aprender, mesmo que, a princípio alguns "torçam" o nariz.

INGREDIENTES (Mseto)

óleo de girassol (biológico)
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
gengibre fresco descascado e picado ( tamanho de um dedo)
1 cháv. de lentilhas (usei das vermelhas)
1 cháv. de arroz basmati integral (previamente demolhado)
1 e 1/2 colh. de chá de Garam Masala Keniano *
1 pitada de turmérico (curcuma)
400 ml de leite de côco
600 ml de água
sal

Aquecer o óleo num tacho largo em lume médio. Juntar a cebola e deixar dourar e se seguida o laho e o gengibre e saltear um pouco até libertar uma fragância. Adicionar as lentilhas, o arroz, as especiarias e o turmérico. Envolver tudo até ficar bem misturado e junatr o leite de côco, a água e o sal. Mexer e tapar . Deixar cozinhar e desligar o lume quando o líquido tiver sido todo absorvido.

*Garam Masala Keniano, caseiro:
Tostar numa frigideira, em lume brando, 2 colh. de sopa de sementes de cardamomo (retiradas de dentro da casca), 2 colh. de sopa de sementes de cominho, 1 colh. de sopa de sementes de coentro, 1 pau de canela partido e 2 colh. de chá de cravo da índia. Deixar arrefecer e depois moer até reduzir tudo a pó (num moinho de café ). Guardar num frasco.

TOFU MARINADO

Cortar cerca de 250 g de tofu (previamente enxugado em papel absorvente) em fatias e depois em palitos e deixar a marinar numa mistura de azeite (2 c. de sopa), molho de soja (1 c. de sopa), mel (1 c. de sopa), alho picado (2 dentes) sal e pimenta.Ficam mais saborosos se marinarem pelo menos 1 h.
Antes de cozinhar envolver cada um dos palitos marinados em sementes de sésamo (previamente salteadas numa frigideira para incharem, mas sem queimar). Levei a dourar na Actifry com uma colh. de sopa de azeite cerca de 15 min. virando-os a meio. Mas também podem ser grelhados no forno.

5 comentários:

ameixa seca disse...

As coisas que eu aprendo contigo :) Eu até achei que era uma espécie de milho de tão amarelinho que fica!

RUTE disse...

É verdade! As coisas que nós aprendemos contigo!

Fiquei a babar pelo arroz...

Sandra G disse...

Adorei esta receita vou ter que fazer.Nunca experimentei fazer assim o tofu, agradou-me.

Beijinhos

C. M disse...

riquisimo plato, gracias!!!!

Delícias e Talentos disse...

Parece-me um belo destino de férias a Tanzânia!
Come-se muito bem, pelo que a nossa amiga Brabs nos conta, logo toca a fazer as malas! hehehe:)
Adorei e fiquei com a pulguinha atrás do lóbulo! :)