CHOUX GIGANTE COM VEGETAIS E QUEIJO DE CABRA














A massa desta receita pode fazer-se de forma tradicional (derreter a manteiga num tacho ao lume, juntar a farinha gradualmente, mexer e deixar arrefecer um pouco. De seguida juntar os ovos um a um e envolver cuidadosamente) mas se for feita na bimby as hipóteses de sucesso são incomparavelmente mais seguras.


Quem não gostar de queijo de cabra por causa do seu sabor e cheiro característicos pode utilizar qualquer outro queijo que derreta. O tomilho (principalmente se for fresco) e o tomate seco, vão fazer a diferença no resultado final.




INGREDIENTES



Massa Choux:

.150 g manteiga

.225 g de farinha

.225 ml de água

.6 ovos

1 pitada de sal






Deitar a água, a manteiga e o sal no copo da bimby e programar 5 min./100º/vel.1. Juntar a farinha de uma vez só e progamar 15 segs./vel.4.Retirar o copo da base e deixar arrefecer de 5 min. Bater os ovos à parte e juntar à massa na vel.4. Deixei repousar a massa num saco de pasteleiro (usei um saco de plástico dobrado em cone e com uma esquina cortada). Pré-aqueci o forno a 200º e fiz dois círculos (um por cima do outro) com a massa (de cerca de 20 cm de diâmetro) num tabuleiro forrado com papel vegetal anti-aderente. Levei ao forno cerca de 35 min. até o centro ficar seco. Retirei do forno (que não desliguei, aumentando a temperatura para 220º) e deixei arrefecer no tabuleiro.



Recheio:



.1 beringela

. 2 pimentos vermelhos


. 2 courgetes

. 1 cebola grande

.2 dentes de alho grandes

.tomilho fresco

. 1 chav. de tomates secos (cortados às tiras)

.200 g de queijo de cabra

. azeite qb



Enquanto a massa estava a cozer lavei os vegetais e cortei em pedaços, reservando-os em recipientes separados com um pouco de sal, azeite e tomilho. Espalhei um pouco de azeite e os alhos picados, num tabuleiro fundo e deixei aquecer cerca de 5 min no forno. Juntei as cebolas para amolecerem e de 5 em 5 min. fui juntando sucessivamente nesse tabuleiro os pimentos, a beringela e por fim as courgetes, remexendo bem.




Depois de assados os vegetais, reduzi a temperatura do forno para 180º, cortei o anel de choux na horizontal em duas metades. Coloquei as verduras na metade inferior, por cima os tomates secos e depois o queijo (desfeito). Tapei com a outra metade da massa e levei novamente ao forno por 10 min. até derreter o queijo.


Costumo acompanhar este prato com feijão verde cozido e salteado ou então com uma salada.

8 comentários:

RUTE disse...

Choux gigante...nunca me tinha lembrado disto. Mas da minha parte está aprovadíssima a ideia. Vou mesmo "copy/paste" como os twins.

Paladares da Isa disse...

Que espetaculo!

Adorei a ideia.

Bjos

Susana Gomes disse...

Que ideia tão interessante!
Nunca comimassa choux recheada com algo que não fosse doce, mas deve ser bem bom.
E ainda nunca fiz esta massa em casa.
Hei-de experimentar, e adopatar esta tua ideia.

Adorei mesmo. :)

Luisa Alexandra disse...

Que óptimo aspecto!
Nunca tinha visto esta massa recheada com salgados, parece-me uma óptima ideia!

ameixa seca disse...

Pois, mas eu não tenho bimby e não me importava nada de comer mesmo com o queijo chulezento (que é o que eu mais gosto) e os legumes. Ainda por cima com a minha recente paixão que é o tomatinho seco :)

Helena disse...

Parece ser optima!
Bj

Sapuche disse...

This looks wonderful, and the thyme and dried tomatoes must go beautifully with the goat cheese. Your photos, too, are spectacular!

Delícias e Talentos disse...

Olha, não sei como mas esta escapou-me!
Ficou giríssimo este chouxzão, e com queijo de cabrinha, yammi! :)