A massa desta receita pode fazer-se de forma tradicional (derreter a manteiga num tacho ao lume, juntar a farinha gradualmente, mexer e deixar arrefecer um pouco. De seguida juntar os ovos um a um e envolver cuidadosamente) mas se for feita na bimby as hipóteses de sucesso são incomparavelmente mais seguras.
Quem não gostar de queijo de cabra por causa do seu sabor e cheiro característicos pode utilizar qualquer outro queijo que derreta. O tomilho (principalmente se for fresco) e o tomate seco, vão fazer a diferença no resultado final.
INGREDIENTES
Massa Choux:
.150 g manteiga
.225 g de farinha
.225 ml de água
.6 ovos
1 pitada de sal
Deitar a água, a manteiga e o sal no copo da bimby e programar 5 min./100º/vel.1. Juntar a farinha de uma vez só e progamar 15 segs./vel.4.Retirar o copo da base e deixar arrefecer de 5 min. Bater os ovos à parte e juntar à massa na vel.4. Deixei repousar a massa num saco de pasteleiro (usei um saco de plástico dobrado em cone e com uma esquina cortada). Pré-aqueci o forno a 200º e fiz dois círculos (um por cima do outro) com a massa (de cerca de 20 cm de diâmetro) num tabuleiro forrado com papel vegetal anti-aderente. Levei ao forno cerca de 35 min. até o centro ficar seco. Retirei do forno (que não desliguei, aumentando a temperatura para 220º) e deixei arrefecer no tabuleiro.
Recheio:
.1 beringela
. 2 pimentos vermelhos
. 2 courgetes
. 1 cebola grande
.2 dentes de alho grandes
.tomilho fresco
. 1 chav. de tomates secos (cortados às tiras)
.200 g de queijo de cabra
. azeite qb
Enquanto a massa estava a cozer lavei os vegetais e cortei em pedaços, reservando-os em recipientes separados com um pouco de sal, azeite e tomilho. Espalhei um pouco de azeite e os alhos picados, num tabuleiro fundo e deixei aquecer cerca de 5 min no forno. Juntei as cebolas para amolecerem e de 5 em 5 min. fui juntando sucessivamente nesse tabuleiro os pimentos, a beringela e por fim as courgetes, remexendo bem.
Depois de assados os vegetais, reduzi a temperatura do forno para 180º, cortei o anel de choux na horizontal em duas metades. Coloquei as verduras na metade inferior, por cima os tomates secos e depois o queijo (desfeito). Tapei com a outra metade da massa e levei novamente ao forno por 10 min. até derreter o queijo.
Costumo acompanhar este prato com feijão verde cozido e salteado ou então com uma salada.
8 comentários:
Choux gigante...nunca me tinha lembrado disto. Mas da minha parte está aprovadíssima a ideia. Vou mesmo "copy/paste" como os twins.
Que espetaculo!
Adorei a ideia.
Bjos
Que ideia tão interessante!
Nunca comimassa choux recheada com algo que não fosse doce, mas deve ser bem bom.
E ainda nunca fiz esta massa em casa.
Hei-de experimentar, e adopatar esta tua ideia.
Adorei mesmo. :)
Que óptimo aspecto!
Nunca tinha visto esta massa recheada com salgados, parece-me uma óptima ideia!
Pois, mas eu não tenho bimby e não me importava nada de comer mesmo com o queijo chulezento (que é o que eu mais gosto) e os legumes. Ainda por cima com a minha recente paixão que é o tomatinho seco :)
Parece ser optima!
Bj
This looks wonderful, and the thyme and dried tomatoes must go beautifully with the goat cheese. Your photos, too, are spectacular!
Olha, não sei como mas esta escapou-me!
Ficou giríssimo este chouxzão, e com queijo de cabrinha, yammi! :)
Enviar um comentário