BOLO DE TÂMARAS


Foi a minha sogra que me deu (há 20 anos) a receita deste bolo. Como não sou muito doceira e muito menos morro por doce de ovos o pensamento que me ocorreu quando o vi pela primeira vez numa festa foi...BLURGGG. Quando o provei, afastando discretamente (...) a cobertura, fiquei rendida e, por incrível que pareça, agora, quando sinto "aquelas" vontades repentinas de coisas doces, é nele que penso.
Depois de cozido e retirado da forma, este bolo cobre-se totalmente com uma dose generosa e hipercalórico de doce de ovos que como sabem é feito com gemas e açúcar...é a verdadeira bomba que só pode ser accionada em épocas festivas.

Como que fica por baixo é muuuuito bom, quando sou eu a fazê-lo opto por servir com o molho à parte para quem quiser e eu assim ataco só o bolo propriamente dito. Por isso preferi mostrar-vos a foto de uma fatia para melhor visualizarem o seu interior suculento e de sabor bastante exótico.

E, acreditem, não se trata de uma opinião pessoal o gosto é partilhado por muitos amigos meus.

Em rigor, desta vez fiz apenas o doce de ovos para experimentar a bimby (até agora tinha sido feito num tacho ao lume até ficar com a mão dormente...) e o resultado foi bastante satisfatório e , sobretudo muito menos trabalhoso.
INGREDIENTES (para o bolo)

. 250 g de tâmaras (secas )
.250 g de amêndoa (com pele)
.6 claras
.250 g de açúcar ( o que preferirem)

As amêndoas que utilizei são das minhas árvores. Guardo-as em frascos com a pele. Só as pelo à medida que vou necessitando. Por isso, neste caso se usarem de compra optem por aquelas que ainda têm pele e pelem-nas em casa, porque o bolo terá uma consistência muito melhor.
Trituram-se as tâmaras (sem caroço) e as amêndoas peladas (na bimby vários toques de turbo e depois vel.7/8/9 até ficar uma massa homogénea...eu gosto de sentir um pouco a amêndoa).Reserva-se. Batem-se as claras em castelo com uma pitada de sal (na bimby 6 min./vel3 1/2/com a borboleta), junta-se o açúcar e depois a mistura de tâmaras e amêndoas. Leva-se a cozer em forma de silicone (ou em forma untada e enfarinhada) em forno préaquecido a 190º cerca de 30 min.
OVOS MOLES
Tradicional:
.1/2 kg de açúcar
.250ml de água
.12 gemas
.1 cálice de vinho do Porto (facultativo)
Levar o açúcar ao lume com a água. Quando começar a ferver deixa-se ficar mais 5 min. Retira-se do lume para arrefecer um pouco a calda. Juntam-se a s gemas, depois de um pouco batidas com o vinho do Porto (nunca utilizei). Levar o tacho novamente ao lume, muito brando, a calda com os ovos e mexer sempre até os ovos engrossarem. Deita-se imediatamente sobre o bolo.
Bimby (pág.118 do livro base):
.140 g de água
.250 g de açúcar
.8 gemas
Deita-se no copo a água e o açúcar e programa-se 17 min/Temp. Varoma/vel 1 1/2.
Quando acabar o tempo deixa-se arrefecer um pouco e retirar do copo para poder desfazer as gemas 10 segs. /vel.5 (esta parte não vem no livro...) . Deitar a calda de açúcar em fio (colocar o copo medida enquato se faz isso...também nãovem no livro) em cima das gemas sem parar de bater naquela velocidade. Parar para colocar a borboleta nas lâminas e programar 5 min./temp.100º/vel.1 . Se ao fim desse tempo não tiverem engrossado pode programar-se mais alguns minutos.

3 comentários:

RUTE disse...

Tu sabias que eu vinha logo a correr logo que visse este docinho, não sabias? Por isso é que terminaste o comentário com... bom fds senão nos "comentarmos" antes :-)

Adorei o bolo de tâmaras. A questão dos ovos é q é uma coisa terrivel. Fica bom sem o doce de ovos a acompanhar?

Pássa no meu estaminé que vais ver uma máquina nova pela qual vais ficar apaixonada!

Eu fiquei desde Agosto 2008 até agora!

Delícias e Talentos disse...

Mal vi a imagem, perguntei-me logo pelo bolo!
Calculei que o tivessem devorado desenfreadamente, e a última esperança de o postar residiu na fatia do teu prato!
Lembro-me de o teres mencionado antes, de facto calorias não faltam, mas deve ser muita bom!!!
Com tâmaras e amêndoas! Até me parece que a cobertura não é essêncial...(or am I wrong?)
Bom FDS!

ameixa seca disse...

Esses ovos ficaram bem amarelinhos!O bolo tem um aspecto maravilhoso :)