PÃO JAPONÊS...e "LATTE"




Hoje resolvi experimentar este pão, que é uma espécie de brioche, mas na versão...japonesa.
Foi uma receita que descobri num livro francês e que me despertou a atenção pelo facto de levar um ingrediente que é bastante usual em doçaria no Japão: o feijão !
Apesar de apenas vir designado como farinha de feijão vermelho eu optei por usar feijão azuki, que tinha cá em casa e que utilizo bastante em feijoadas e hamburgueres e principalmente porque é cultivado na China e no Japão.
Para quem estiver interessado e ainda não conhecer muito bem esta variedade, posso dizer que devido ao seu alto valor nutricional (é uma fonte de hidratos de carbono complexos, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B) é muito utilizado na cozinha macrobiótica e vegetariana.
Para fazer a farinha lavei a quantidade de feijão necessária para a esta receita e deixei escorrer até secar totalmente. Depois triturei na Bimby (vel.7/8/9/10 e alguns toques turbo até adquirir a consistência de farinha ( acho que dificilmente se encontrará esta farinha à venda).
O pão foi feito na MFP com o programa Pão doce ( na minha máquina é o 5) quantidade de massa I e crosta média , com os seguintes ingredientes:
240 ml de água
15 g de manteiga (derretida)
1 c. chá de sal
1 c. sopa de açúcar
300 g de farinha de trigo tipo 55
100 g de farinha de feijão azuki
2 c. café de levedura (usei fermento de centeio de preparação natural da marca Panilev )
Introduzi os ingredientes, exactamente pela ordem indicada, na cuba da MFP e seleccionei aquele programa referido.
Ficou óptimo...côdea estaladiça e miolo fofo como eu gosto...e não...não parece que estamos a comer feijoada (eh eh eh...) . E combinou na perfeição com a minha bebida preferida...
Café com leite cheio de espuma!...Delícia! Vejam...
Na minha EEEENORME caneca...

Para fazer a espuma primeiro aqueço o leite no microondas. Depois de retirar um pouquinho para uma leiteirinha adiciono café solúvel no copo que vou utilizar.
Com este instrumento tão simples e tão eficaz (Milk frother) faço a espuma em 2 segs(!). Desta vez foi o meu filho (para eu poder tirar a fotografia...)

Aqui está ele...


E o meu lanche maravilhoso!


Requeijão com doce de framboesa em cima do pão.

28 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Malandreca, andas a fazer concorrência ao Starbucks (estrangeiro, que em Portugal não há)!
Agora a malta quer saber onde é que arranjaste esse frother tão jeitoso...É mesmo fixe! Quero um!!!
Adorei este pão, e também o vou testar com o meu feijão azuki (este feijãozinho é muito barato no PD)!
E vai um brinde de Latte (caseirinho)!

Cininha disse...

Excelente esse lanchinho, bem ao meu jeito e o pão ficou com optimo aspecto.
bjinhos

RUTE disse...

Percebi bem, não percebi? Lavaste o feijão mas não o demolhaste. E depois deixaste secar para sair uma farinha sequinha ;-)

Tem óptimo aspecto, só te digo!

Também gostei do leitinho, mas não é de soja pois não? Ou com leite de soja também consegues essa espuma toda?

Beijinhos.

Arte com Brilhos disse...

Bem, este pão tem um aspecto delicioso. A MFP vai ser a minha próxima aquisição.
Aproveito também para lhe dizer que é sempre com muito gosto que visito o seu blog e com bastante assiduidade.
As receitas que apresenta são bem da minha preferência.
Boa continuação.
Susana Raposo

Unknown disse...

LISBOA = PORTUGAL

Olá Brabuletinha

Aqui estou de novo. Há já uns tempos que não vinha visitar-te. Cheguei agora e continuo a gostar do que encontro. É sem dúvida um bom blogue. E muito saboroso. Uma provocação à minha dieta. Cinco furos a menos no cinto, sinto e 10,5637 quilitos. Juro. Pela minha virgindade (1941/Set/20, podes mandar bolo de prenda...) Renovo os parabéns. Prometo-te que voltarei, se possível com mais regularidade e assiduidade. Relembro-te, ainda, que estou a «coleccionar» - com muito boa intenção, muito prazer e muita honra - Seguidores. Ora eles estão a fugir. Dizem-me é malandrice do sistema blogger e que anda na blogosfera um grande reboliço. Não sei. O que é verdade é que bazam… Aiué... Aka!!!!

Hoje, porem, quero informar-te que tenho postada no meu blogue a história macabra de um tiro que deram no meu neto número dois, o Rodrigo que vai a caminho dos 13 nos. Boa praça. Permito-me fazê-lo para alertar as pessoas e tentar evitar que lhes sucedam estórias inqualificáveis como esta. Desculpa-me a chatice, mas é com boa intenção, como compreenderás.

Na quarta-feira 17, ele ia a sair da escola pelas quase três da tarde. Sentiu uma «ferroada». Mas, nada de abelha. Fora um chumbo de um tiro de pistola ou espingarda de ar. Ambulância, hospital, radiografia, depois uma TAC, tinha o pequeno projéctil alojado no lado esquerdo do pescoço. Os médicos decidiram não o operar, pois que a posição do projéctil não aconselhava a intervenção. Estava – e está – muito próximo da jugular. Podia ter sido mortal. Felizmente, o Rodas agora está bem. Ainda que tenha de fazer novos exames para ver se o chumbo se moveu. «Brincadeira» de Carnaval? Um tarado a disparar sobre as pessoas? De manhã, uma Senhora fora atingida, no mesmo local, numa perna. Estúpida e criminosa coisa, digo eu.

Está tudo n’A Minha Travessa. Se quiseres vai lá, e deixa cumentário, com o…

Qjs = queijinhos = beijinhos

ameixa seca disse...

Ainda não comi desse feijão porque são um bocadito caros mas gosto da aparência deles. São bonitinhos :)
Ando numa onda de pães também! A máquina expresso cá de casa faz essa espuma assim e eu adoroooo!!!

Isabel Seabra disse...

Olá a todos!
Mary para mim esta coisa da "espuma" desperta-me qualquer coisa de infantil e absurdo que todos devemos ter em nós...(já vai sair piada da nossa ameixita....). Até porque, no meu caso, como tenho o nariz um "bocadinho" grande a "espuma "interfere" bastante...

Alcina, melhor que comer aquilo que gostamos é comer na companhia daqueles que gostam do mesmo

Rute, certíssima quanto à lavagem do feijão...quanto ao leite, este foi feito com leite de vaca magro. Leite de soja com café não combina (para mim). O únco que consigo beber (e bebo de vez em quando)é o de aveia. Normalmente os leites de soja que se encontram à venda são adocicados e eu não gosto (desde criança) café com leite açucarado (ugh...). Quanto ao leite de soja que faço em casa ainda não experimentei fazer com espuma. Mas com o de aveia já e não é grande coisa. Vou continuar nas minhas tentativas.
Suzi, obrigada pelas palavras, quanto tiver a sua MFP nunca mais vai conseguir parar...
Henrique, ainda bem que voltou, a internet tem andado mesmo "marada" de todos...ele é seguidores que bazar por todo o lado...por momentos pensei que eram partidas de Carnaval. Eu não o ou abandonar, fique descansado, mesmo que a minha "fronha" dos 5 anos, nem sempre esteja nos "quadradinhos".
Agora, chocante chocante foi essa coisa que aconteceu com o seu neto. Tenho uma amiga que dá aulas nessa escola e nunca houve relato de coisa semelhante. Espero que agora já esteja tudo bem com o seu "benfiquista".
Ah...e estou a ver que anda a levar muito a sério a sua dieta...por isso é que são essas mudanças constantes de "visual"?
Já "ataquei" o seu livro...os comentários irão para a sua cubata.
Ameixita...não precisas de usar o saco de feijão todo de uma vez pá...eu tenho que ir contigo às compras...quando é que vens cá fazer uma visita...olha que se eu for aí para as tuas bandas não escapas.
Bjocas muito grandes para todos

Isabel Seabra disse...

MARY

Desculpa, desculpa, com tanto palavreado esqueci-me do que tinhas perguntado...
O frother foi comprado numa loja que só tem acessórios de cozinha "fashion" em Lisboa (num centro comercial do Saldanha) penso que se chama Home (já não tenho a certeza). Costumo ir lá às promoções. Este custou cerca de 14 € e incluía a caneca. Não sei se ainda há algum se eu encontrar queres que te compre? Depois envio-te por correio ou então entrego a algum dos primos do meu marido que vivem aí em Coimbra (se eles cá vierem a Lisboa).
bjs

ameixa seca disse...

Depois do que disseste estás mesmo a pedir uma resposta!!! Essa da espuma... Freud explicava se não estivesse morto. Como está morto, não vou entrar em detalhes, senão fica tudo escandalizado he he
E é bom que não mintas enquanto bebes o teu latte, senão o nariz cresce e bate no fundo (podia fazer outra piada acerca disto mas não me apetece, porque até és boa pessoa!)
Em relação ao resto, eu nem tenho dinheiro para comprar o pacotinho de feijão fashion, quanto mais para ir a Lisboa he he
Tou a brincar ;)

Delícias e Talentos disse...

Pois, acho que não encontro esse frotherzinho nem em Coimbra, nem no Porto...mas se um dia o encontrásses na tal Home, e me fizesses o obséquio de enviar (para o Porto onde estou agora, a menos que tenhas cá primos também, lol) eu tranfiro-te primeiro o dinheiro ou mando-to por vale postal. Não é que goste do Starbucks, mas fazia um brilharete cá em casa, é muita fixe! Obrigada! lol:)

Manuela © disse...

É só coisas para nos deixar com inveja hehe

Esse pão parece-me delicioso, mas sem a bimby não vou conseguir fazer farinha de feijão :(

Esse milk frother é fabuloso, onde se encontra à venda?

Isabel Seabra disse...

Mary...por caso também tenho família no Porto e em Felgueiras e em Trás-os-montes e no Algarve (eh eh eh). Não é preciso transferires o dinheiro primeiro. Primeiro vou à tal loja indagar se ainda existem as tais maquinetas (funcionam a pilhas). Tu e a Manuela ( que também vive fora de Lisboa, penso eu)podem enviar-me os vossos endereços para o meu e-mail (isabelseabra@net.sapo.pt) e arranjo maneira de vos enviar pelo correio ou pela forma que na altura se proporcionar.
Nunca pensei que esta coisita viesse a provocar tanto sururu...o que a espuma provoca nas pessoas ó ameixita hem?
bjs

Isabel Seabra disse...

Ah...já me esquecia Manuela experimenta fazer a farinha de feijão num moinho de café.
bjs

RUTE disse...

...Ou no 123! Recuando um bocadinho: Manuela experimenta fazer a farinha de grão no 123 da moulinex ;-)

Obrigada Borboleta pela explicação.

Quanto ao leite de soja porque não compras o leite sem açúcar e sem aroma? De qq forma também não gosto de leite de soja com café :-(

Beijokas.

RUTE disse...

Ups, grão não, feijão (q cena meu! hoje não dou uma prá caixa).

Manuela © disse...

Vim cá espreitar para saber onde tinha comprado essa maquineta de fazer espuma. De facto o que a espuma faz a uma pessoa e nem é a da cerveja LOL

Eu vivo nos Açores, também tem parentes cá? hihi :)

Se encontrar a maquineta ainda à venda estou interessada. Depois diga-me e dou a morada e combinamos o pagamento. Ok? :)

THANKS

Manuela © disse...

Acabei de descobrir aqui
a 1.49€!!!!!

Mas aqui não há IKEA :(

Delícias e Talentos disse...

ALTO, QUERIDA BORBOLETA!
A Manuela achou um baratíssimo no IKEA!!!!!!!
C'a fixe!!!!
Miga, passo no IKEA de Matosinhos para ver se têem, caso não haja informo-te!
Beijinhos****

Isabel Seabra disse...

Ok meninas...fico à espera de instruções vossas.
bjs

Manuela © disse...

Borboleta, fico-te imensamente agradecida pela disponibilidade, mas se a Mary arranjar a 1.49€ fica-nos mais baratinho hihi

Caso contrário volto a ponderar a minha decisão :)

Obrigada mais uma vez.

Natália Eleutério disse...

Adorei o pãozinho e a espuma deliciosa, já fui ao Ikea, pena não ter conhecimento do aparelho, fica prá próxima, bjs.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mas que pão interessante!!
Eu adoro doces com feijão...e esse pão devia estar deliciosoooo!
Um dia tenho que o experimentar!


Beijinho!!

RUTE disse...

Mary e Manuela,

sabem como é que eu costumo fazer a espuma?

Com a varinha mágica. O segredo está em subir mais a varinha até mesmo ao nivel do leite mas para isso têm de tapar com um pano a boca do jarro ou fervedor para não salpicar. Esperimentem! Não é imediato mas passado uns minutos fica espuma.

Mas, claro que essa coisinha do IKEA é óptima para uma caneca só!

Beijinhos.

Delícias e Talentos disse...

Borboleta, já adquiri os batedores de leite do IKEA (1,48€), vou ver se a Manuela quer. Obrigada pela tua doce disponibilidade! Qualquer coisa daqui, é só dizer! :)

Isabel Seabra disse...

Fixe! Quando o meu se estragar (com tanto uso que lhe dou) já sei onde abastecer-me.
Agora já podemos todas brindar com um grande copázio e ficar com espuma nonariz (Hic!)

Helena disse...

Mas que completo e bom esse lanche.
Vou procurar esse feijão,que não conheço.
Eu faço a espuma na maquina de café,mas há uma maquineta dessas no ikea muito em conta.
Bj

Anónimo disse...

Para quem puder comprar, a Nespresso tem uma cafeteira de fazer espuma que tanto dá para frio como para quente. Basta colocar o leite, ligar o botão (quente ou frio) e sai uma espuma deliciosa para Cappuccino. Pena ser um pouco cara mas eu já a tenho há um ano e é impec. É o Emulsionador/Aeroccino e custa 70 euricos...

Rico disse...

Tanto o pão Japones como o Latte estão bem destacados em termos culinários com boa apresentação e super cativantes...brigada por partilhares xxx :D