BOLO DE CENOURA COM CREME DE AMÊNDOA



Esta receita foi retirada do livro "Sobremesas Saudáveis" de Adriana Ortemberg. Substitui o creme de amendoim por creme de amêndoa (que tenho sempre em casa) e o óleo de girassol por óleo de milho.

INGREDIENTES

2 ovos caseiros (mesmo...)
50 g de açúcar mascavado integral
50 ml de óleo de milho desde ( não refinado)
2 cenouras
120 g de farinha de trigo integral

1 colh. de chá de bicarbonato (BAKING POWDER)
1 colh. de chá de canela em pó

2 colh. de sopa cheias de creme de amêndoa sem sal (para rechear ou cobrir)

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme. Acrescentar o óleo e mexer bem. Adicionar a farinha (previamente peneirada para uma taça juntamente com o bicarbonato e a canela) e a cenoura raspada em tiras ou ralada. Misturar bem. Deitar numa forma untada e polvilhada com farinha ( ou de silicone) ou em forminhas se preferir. Levar a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30 min.
Depois de desenformado e arrefecido numa grelha pode ser barrado ou recheado com o creme de amêndoa.

2 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Não bastava o bolinho da Ameixa de Cenoura e Laranja, qu ando ansiosa por testar, apareces-me tu agora com esta maravilha divina para me baralhar!?!
Nota-se que os ovos eram caseiros, pela cor amarelinha do dito cujo, mas esse creme de amêndoa não estou a ver onde se compra, ou se pode ser fito em casa, por ex...Adorei! :)

Rock Lee disse...

Estes bolinhos são realmente bons. Aliás quem deu a limpeza aos bolinhos fui eu (hehe). E em relação à cor amarela amarela adianto já que foi só obra da máquina fotografica porque os bolos estavam com um tom castanho quase bege muito delicioso!

Mãezinha, fico então há espera de mais uma dose! :p