MUFFINS DE MILHO E UM DOCE INESPERADO


Estes muffins são a versão mini do pão de milho tradicional. Por isso sintam-se à vontade para o fazer numa versão pão-de-forma para fatiar. Tem um sabor quase neutro que combina na perfeição com qualquer coisa doce ou então como acompanhamento de refeição salgada, bastando para isso retirar-lhe o açúcar e acrescentar azeitonas picadas, pimento, ou qualquer erva, à massa.
Desta vez foram a tela perfeita para um doce feito com bagas de sabugueiro apanhadas nas traseiras da igreja perto de minha casa. É verdade, em Lisboa existem muitas árvores de fruto desperdiçadas e faz-me pena deixar estragar em tempo de crise.

Mas atenção, não se ponham para aí a recolher frutos pela cidade sem ter a absoluta certeza de que são comestíveis...no caso dos sabugueiros existem alguns arbustos semelhantes mas cujas bagas são tóxicas.


Quando apanhava as bagas vinha-me à ideia a quantidade de pessoas desocupadas que preferem pedir esmola o dia inteiro com um ar estudadamente sofredor, sentadas a observar aqueles que correm para os empregos e regressam ao fim do dia para as suas casas também a correr para fazer o jantar...


Ingredientes (para 12 muffins)

125 g de farinha de milho (1/2 cháv.)
250 g de farinha de trigo T65 (1 cháv.)

50 g de açúcar (1/4 cháv.)

15 g de fermento p/ bolos (1 colh. sopa)

5 g de sal (1 c. de chá)

375 ml de leite (1 1/2 cháv.)

175 g de manteiga (3/4 cháv.)

2 ovos

Aquecer o forno a 200º. Untar 12 forminhas (não é necessário se usar de silicone) ou uma forma de bolo inglês (se optar por fazer um pão). Misturar as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal. Bater os ovos, levemente, à parte. Adicionar o leite e a manteiga, previamente derretida e arrefecida. Mexer bem. Juntar esta mistura à das farinhas. Colocar nas formas. Levar ao forno cerca de 18-20 min. até ficarem ligeiramente douradas. Se for pão aumentar o tempo cerca de 5-7 minutos.

4 comentários:

Susana Gomes disse...

Nas férias trouxe um livro de receitas da Finlândia e ando com uma receita de baixo de olho que leva xarope de sabugueiro. tenho que ir ao Ikea que sei que se vende por lá, mas apanhar o fruto po aí e fazer em casa, isso é que era. :))
Gostei muito dos muffins, ou não fosse fã de tudo o que leva farinha de milho.
Bjs! :)

Ameixinha disse...

Nem imagino como sejam as bagas de sabugueiro mas gostei deste bolinho recheado :)

Anónimo disse...

Vim conhecer este blog tão simpático! Voltarei! Beijo, Paula www.executivadepanela.com

Rocio disse...

parece muito rico para a tela, de modo que eu não imagino que para a pessoa, eu espero que você gostou, vou tentar fazer a receita e se eu vou pedir uma delivery comida