PIMENTOS RECHEADOS COM ESPELTA E LENTILHAS CORAL



A espelta é um cereal , semelhante ao trigo mas com um sabor mais suave e adocicado e que remonta ao periodo Neolítico ou Idade da Pedra. Sempre que possível devemos consumir o grão uma vez que o mesmo contém o farelo (rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais), o germen (contém vitaminas do complexo B e E, ácidos gordos essenciais, gorduras insaturadas e fito químicos) e o endosperma (contém dois tipos de amido, alguma proteína e vitaminas do complexo B). Todos este fito-nutrientes e fito químicos são importantes na prevenção de várias doenças. Por estas razões, sempre que possível, cozinho este e outros cereais ainda em grão bastando para tal deixá-los algum tempo de molho à semelhança de algumas leguminosas (feijão, grão de bico,etc).
Por outro lado, reduzidos a farinha os cereais, quando armazenados, têm um periodo de duração mais curto uma vez que já não dispõem das camadas de protecção do farelo (seis!) ficando assim mais exposta ao ar, calor e luz, inimigos do óleo contido no gérmen e com tendência a rançar. Investir num moinho de cereais caseiro talvez seja uma boa opção (que eu estou a ponderar muito seriamente)...mas enquanto não tivermos um será sempre melhor utilizar as farinhas na sua versão integral porque pelo menos duas das partes que referi ainda estão intactas, isto é contém a mesma proporção equilibrada de nutrientes que se encontram no grão.
Vale a pena ir introduzindo alimentos na sua versão mais integral, de forma gradual até banalizá-los na nossa cozinha. Só temos a lucrar com isso.
Este recheio fica uma delícia e faz-nos acreditar na sabedoria dos nossos antepassados ...aventurem-se e surpreendam-se.


200 g de espelta (em grão)
200 g de lentilhas coral
2 cebolas grandes
azeite (cerca de 9 c. de sopa)
1 ramo de mangericão (só as folhas)
1 ramo de coentros
2 c. de sopa de caril em pó
1 c. de sopa de grãos de cominho (tb serve em pó mas neste caso basta 1 c. de café)
6 a 7 pimentos (não muito grandes) de preferência vermelhos, amarelos ou laranja por serem mais doces e menos indigestos
sal e pimenta qb

Colocar a espelta de molho com o dobro de água pelo menos 12 h. Decorrido esse tempo , escorrer , passar por água limpa e levar a cozer numa panela cheia de água a ferver com sal cerca de 35 min. até os grãos começarem a abrir. Lavar as lentilhas e cozer em água a ferver cerca de 10 min. ou até começarem a abrir as cascas.
Picar as cebolas e refogá-las em três das colheres de azeite. Juntar a espelta e as lentilhas , já escorridas e passadas por água fria, o mangericão e os coentros lavados e picados, o caril e os cominhos e mais três c. de sopa de azeite. Envolver tudo e deixar cozer cerca de 10 minutos. Temperar com sal e pimenta se necessário. Abrir uma tampa nos pimentos, lavar e retirar as pevides e partes brancas. Pincelar o interior e o exterior com azeite e rechear com as mistura de lentilhas e espelta. Colocar numa travessa e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 45 minutos até os pimentos amolecerem.

CREME DE PISTACHIO CASEIRO E CUPCAKES DO MESMO


Nada como o home-made para criar de raiz aqueles ingredientes que habitualmente são dificeis de encontrar e muitas vezes dispendiosos. Pessoalmente adoro o sabor subtil dos pistachios e o verde suave que conferem aos doces evitando o uso de corantes artificiais. Esta receita rende bastante e é uma verdadeira delícia (tive de conter-me para não devorar tudo à colherada...).
Desta vez foi o ingrediente-chave para fazer cupcakes. Imprescindível experimentar!...
Posted by Picasa
CREME DE PISTACHIO

2 colheres de sopa de água
125 g de açúcar
310 g de pistachios (sem sal e crus)
1 colher de sopa de óleo de amendoim
extracto de amêndoa amarga (facultativo)
Levar a água e o acúcar ao lume e deixar ferver para fazer um xarope. Juntar este (e o extracto se for utilizar- eu não usei) aos pistachios, deixar arrefecer um pouco e triturar num processador (na bimby alguns segundos no turbo e cerca de 8 min./vel.7-8) até obter a consistência de uma pasta. Adicionar o óleo e processar mais 2 min.

CUPCAKES
1 colher de sopa de creme de pistachio
150 g de farinha de trigo T65
1 colher de café de fermento para bolos
1 pitada de sal
125 ml de leite
125 g de manteiga (à temperatura ambiente)
160 g de açúcar
3 ovos
3 gotas de extracto de baunilha (usei do biológico sem álcool)

COBERTURA
180 g de queijo creme Philadelfia (mascarpone tb serve)
60 g de manteiga (muito amolecida)
150 g de açúcar em pó (trirei na Bimby) ou icing sugar (de compra)
1 colher de sopa de creme de pistachio

Pré-aquecer o forno a 180º. Misturar o leite e o extracto de baunilha e reservar. Misturar a farinha , o fermento e o sal.
Bater o açúcar com a manteiga cerca de 3 minutos ( usei a Bimby com o acessório borboleta/vel.3). Sem para a máquina juntar os ovos um a um. Incorporar a farinha alternando com o leite continuando a bater na mesma velocidade e no final o creme de pistachio. Deitar o preparado em formas de papel (os cupcakes conservam-se frescos mais tempo) previamente colocadas em formas de silicon e levar a cozer cerca de 20 minutos.

Para a cobertura bater a manteiga ( na Bimby utilizar a borboleta vel.3até formar uma pasta e juntar o queijo creme em vel. média cerca de 2 -3 min. Juntar o açúcar pouco a pouco e depois o creme de pistachio.
Cobrir os cupcakes com este creme só depois de estarem completamente frios.

NOTA: Não resisti e coloquei as cenourinhas da Arcádia ...que agora também existe em Lisboa...fazem-me retroceder à Páscoa da minha infância...numa altura em que ninguém sonhava o que era um cupcake