HAMBURGUERES DE BATATA DOCE COM LENTILHAS E COUVE

                                    
Pois é ...os hamburgueres vegetarianos não têm que ser forçosamente feitos com tofu, soja ou seitan. Gosto da ideia de poder fazer combinações improváveis mas altamente nutritivas que estão ao alcance de qualquer despensa.
Perdoem-me a repetição do tema, mas são inesgotáveis as hipóteses quando se trata de querer partilhar estas descobertas tão óbvias mas tão bem recebidas em minha casa.

INGREDIENTES
1 cháv. mal cheia de lentilhas (verdes)
6 a 8 folhas de couve (usei a coração porque era a que tinha na horta)
1 batata doce média
1 cebola média
3 dentes de alho
2 ovos
1 molho de coentros frescos
1 colh de chá de garam masala
1 colh. de chá de caril
pimenta de cayena
sal qb
sumo de lima (ou limão)
3/4 de cháv. de pão ralado (ralei croutons integrais)
1/2 cháv. de amêndoas raladas (usei as minhas com a pele)
4 colh. de sopa de azeite
Lavar as lentilhas muito bem. Cozer com três cháv. de água cerca de 15 a 20 min. até ficarem tenras. Escorrer e reservar. Lavar as folhas de couve e retirar os talhos mais grossos. Descascar a batata doce e cortar em cubos. Levar a cozer ambas de preferência ao vapor (usei a bimby: coloquei a batata no cesto e deitei água no copo só até cobrir a batata. Na Varoma coloquei a couve cortada em tiras. Programei 8 min. /Varoma /vel  3).
Enquanto esses três ingredientes coziam deitei 2 colh. de sopa de azeite numa frigideira larga  e juntei a cebola picada, o garam masala, o caril e a pimenta e salteeei a cebola até ficar transparente. Adicionei a couve depois de bem escorrida e os alhos picados e envolvi bem mexendo durante alguns minutos .
Numa taça grande juntei as lentilhas e a batata doce e esmaguei com um garfo. Adicionei a mistura da cebola, os ovos (ligeiramente batidos), os coentros, o sal e o sumo de lima. No final juntei o pão e as amêndoas raladas. Se for necessário para criar mais textura, podemos adicionar mais pão ralado ou mais amêndoa. Verificar os temperos e moldar.
Aquecer as restantes colh de azeite na frigideira e levar os hamburgueres a corar dos dois lados. Transferir para um tabuleiro e deixar acabar de cozinhar no forno pré-aquecido a 190º.
Nota: Os hamburgueres também podem ser colocados na Actifry previamente untada com uma colh. de sobremesa de azeite (previamente ligada vazia durante 5 min.) durante o tempo suficiente até ficarem dourados e firmes.
Quanto aos acompanhamentos deixo ao critério de cada um...pessoalmente acho que ficam muito bem cobertos com um molho de iogurte, uma salada e couscous.

7 comentários:

Paladares da Isa disse...

Bela sugestão, para que não quer comer carne.

Ficaram mesmo perfeitos!!!!

Bjocas

Susana disse...

Gostei muito dessa sugestão é uma boa alternativa aos hamburguers tradicionais de carne. Particulamente adorei...
Beijinhos

ameixa seca disse...

Andas ausente mas quando voltas... voltas em grande :) Adorei serem feitos com batata-doce, quase consigo adivinhar o sabor delicioso dela conjugado com as especiarias :)

Sandra G disse...

Uma óptima sugestão e muito saudável.

Bjs

RUTE disse...

Ahhhh pensava que era a participação, mas ainda não é!

Enquanto espero, posso ficar para almoço? Os hamburgueres são mesmo ao meu gosto. Cada vez ando mais vegetais e menos soja texturizada ou seitan. Tofú ainda é o que como mais.

Beijinhos pi ti Borboleta.
Rute

Cininha disse...

Nunca fiz em casa mas ás vezes como num restaurante vegetariano e já lá comi uns parecidos e gostei, tenho que me aventurar.
bjs

cassandra disse...

Vou já experimentar no próximo fim-de-semana! Obrigada pela partilha:)