CREME DE MANJERICÃO


Adoro comer sopa, sobretudo ao jantar, considero-a um alimento perfeito, barato e democrático.
Mas também acredito que se insistirmos no trio cebola - cenoura- batata constantemente esse gosto facilmente se irá desvanecendo. Daí a importância de ir alterando as combinações possíveis de legumes, sem medo de arriscar, para obter resultados inesperados e deliciosos.
Esta sopa resultou do facto de eu ter no frigorífico uma grande quantidade de manjericão trazido do meu canteiro das aromáticas.
Diria que é quase uma sopa "pesto"... por isso até acho que não fica nada mal polvilhar o prato com alguns pinhões torrados...
Não deixem de experimentar esta sopa. Vão ficar surpreendidos.
Para a próxima faço a quantidade a dobrar...

INGREDIENTES
2 alhos franceses
2 c. de sopa de manteiga
1 cebola média
3 cháv. de caldo de legumes
4 cháv. de manjericão (só a folhas)
1 cháv. de natas de soja (ou outras)
pimenta
sal (se necessário)
sumo de 1/2 limão (facultativo)

Retirar as folhas verdes escuro e rijas dos alhos franceses lavar bem e cortar em pedacinhos. Derreter a manteiga no tacho largo em lume brando e juntar os alhos franceses e a cebola cortada aos cubos, mexer envolvendo coma manteiga e deixar amolecer durante alguns minutos sem deixar queimar. Juntar o caldo , deixar ferver e depois cozer mais 5 min. com o tacho tapado.
Ao fim daquele tempo, para ter a certeza que, no final se obtém um creme, escorra o líquido, por um passador para uma taça. Triture os alhos franceses e a cebola com as folhas de mangericão (previamente lavadas e escorridas) num copo misturador (ou na bimby) até transformar em puré juntando algum caldo se necessário.
Deitar o creme novamente no tacho, adicionar o caldo que restar, deixe levantar fervura e junte as natas. Temperar com sal e pimenta. Deitar algumas gotas de limão nos pratos de servir, se gostar.

7 comentários:

Margarida disse...

Sopa pesto parece-me muito bem. Ontem por acaso arranquei do canteiro o meu manjericão que morreu. Salvei apenas meia dúzia de folhas. Vou ter que arranjar outro e quando crescer faço com certeza esta sopa. Adoro pesto! E a sugestão dos pinhões parece-me muito adequada!
beijinhos e boa semana

Delícias e Talentos disse...

Nunca tal coisa provei!
Manjericão com natas e alho francês, nem imagino o resultado...
Borboletinha, se garantes que é bom, vou arriscar! (ai meu Deus!) LOL:)

ameixa seca disse...

Nunca comi, mas deve ser bem interessante. Pena as lagartas terem comido o meu manjericão todo. Tenho que semear novamente :)

Susana Gomes disse...

Só de pensar no sabor desta sopa... Deve ser deliciosa.

O problema é o preço do manjerião - e encontrá-lo!

E além dos pinhões, ralar um queijinho parmesão por cima... :)

Delícias e Talentos disse...

Logo que possa respondo à tua questão por email! Suspense! :)

Sapuche disse...

This looks wonderful. I'm sure the basil imparts a refreshing, summery flavor, and I hope to try your recipe soon. Sorry to post in English rather than Portuguese! (From Google Translator: Isso parece maravilhoso. Estou certo de que o manjericão transmite uma refrescante, veraniego sabor, e espero que para tentar a sua receita em breve. Desculpa para postar em Inglês ao invés de Português!)

Natália Eleutério disse...

Como sou sportinguista amei essa sopinha, bem saudavel, bjs