PUDIM DE XAROPE DE ÁCER




Nunca gostei de pudins. Este é única excepção. Tem um sabor muito suave devido ao xarope de ácer.
Para quem não sabe, este xarope provém da seiva de uma árvore (com o mesmo nome). É muito rico em nutrientes e é perfeito para substituir um caramelo natural ou para servir com panquecas. Este que eu utilizei foi comprado numa loja Celeiro.
Normalmente evito usar açúcar branco refinado porque é tratado com agentes branqueadores que o desmineralizam. Por isso prefiro o açúcar integral de cana e o açúcar mascavado. No entanto estes açúcares, porque têm um sabor e uma côr mais intensa, em certas receitas não podem ser utilizados para não esconder o sabor dos outros ingredientes, devendo ser substituídos por outro tipo de adoçante.
Este pudim tem ainda a grande vantagem de poder fazer-se rapidamente no micro-ondas, de improviso.
Para quem for contra estes aparelhos também pode cozer o pudim a vapor (neste caso não adiciona o leite), colocando a mistura numa tigela de plástico dentro de um cesto de bambú colocado sobre uma caçarola de água a ferver durante cerca de 1h30m (percebem agora porque é que eu utilizo o outro processo...). É necessário ir controlando o nível da água e adicionar mais (a ferver) se necessário.
INGREDIENTES
175 g de margarina vegetal vitaquell
175 g de açúcar
6 colh. de sopa de leite
175g de farinha com fermento
1/2 colh. de chá de fermento em pó
3 ovos
5 colh. de sopa de xarope de ácer
nozes tostadas
Misturar todos os ingredientes (excepto as nozes) e bater na Bimby (ou numa batedeira qualquer) até obter uma consistência cremosa, leve e fofa.
Deitar o xarope no fundo de uma forma de plástico (eu usei um tupperware redondo) ligeiramente untada e, por cima a mistura da batedeira.
Levar ao micro-ondas, destapada, cerca de 10/15 min. na potência 650 w. Retirar quando depois de introduzir um palito este sair limpo.
Depois deixa-se repousar uns minutos e de seguida vira-se sobre um prato ficando a parte do melaço por cima. Serve-se decorado com nozes e mais um pouco de xarope.

4 comentários:

ameixa seca disse...

Eu nunca usei o microondas para cozinhar mas parece-me bem prático :) O pudim tem mesmo bom aspecto!

Delícias e Talentos disse...

Os Americanos têm muito a mania do xarope de ácer, e realmente usam-no bastante em panquecas. Nós vamo-nos habituando aos pouquinhos...
Nunca provei o xarope, mas tenho curiosidade...
Esse pudim aparentemente é fácil de fazer e de forma muito prática!
Parece mesmo gigante...por acaso não tentou "sair do microondas" como o bolo de chocolate? :)

RUTE disse...

Já aprendi mais uma: Xarope de Ácer.

Desconhecia totalmente. Obrigada Borboleta.

Bjinhos.

Margarida disse...

Gosto bastante do xarope de ácer, especialmente nas panquecas. Esse pudim parece-me uma boa opção para a utilização do ácer!
beijinho