HAMBURGUERES VEGETAIS DE TOFU E CANELA





Gosto muito destes hamburgueres. São deliciosos e nutricionalmente equilibrados. É uma boa alternativa à carne. Como enchem bastante normalmente acompanho só com uma salada . Também se podem comer em versão "Mac vegan" dentro de pão de hamburguer , com uma fatia de cheddar , ou acompanhado de arroz . Ficam perfeitos com molho de iogurte.

INGREDIENTES
400g de tofu
2 c. de sopa de molho de soja

2 cenouras
200 g de ervilhas
2 c. de sopa de azeite
3 c. de sopa de levedura de cerveja
2 c. sopa de farinha de trigo
1 c. de chá de canela
salsa a gosto
sal e pimenta
pão ralado (se necessário)
Pelei as cenouras e triturei (na bimby vel.5/6/7) . Espremer o sumo das cenouras por um passador de rede (pode-se aproveitar o sumo e misturar com sumo de uma laranja para beber). As ervilhas foram previamente cozidas a vapor (usei das congeladas) mas também podem cozer em água a ferver cerca de 5 min. Passei o tofu (convém ser do mais rijo) com a salsa, a canela, o sal e a pimenta na bimby (vel.5/6) e depois adicionei as cenouras espremidas e as ervilhas. Com este preparado moldei 5 hamburgueres grandes (podem fazer-se mais pequenos e finos, eu prefiro assim). Se tiverem dificuldade em moldá-los podem adicionar um pouco de pão ralado.
seguiDe da deitar o molho de soja num prato de sopa e uma colher de sopa de azeite e misturar bem com a levedura de cerveja. Passar os hamburgueres nesta mistura e depois passar por farinha de trigo.
Podem fritar-se numa frigideira com uma colher de sopa de azeite (cerca de 5 min. de cada lado até dourar ligeiramente). Eu usei a Actifry apenas pincelada com umas gotas azeite.

8 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Adorei! Tofu e canela (para não falar nos legumes), que must, Borboleta! :)

RUTE disse...

Bemmmmm, demoraste mas agora estás a debitar artigos como se não houvesse amanhã!!

Gostei de ambas as receitas :-))

Não sou muito chegada à beringela apesar de até simpatizar com o gosto que ela tem... Tenho de experimentar o teu pudim...

ameixa seca disse...

Eu sou daquelas que só vai ao Mac morfar um geladinho he he Não sou fã de hamburguers de vaquinha. Nunca experimentei a versão vegan mas com essa pitada de canela, tenho certeza que gosto :)

Rico disse...

oh! my god so nice and delicious I love them ..i want them NOW.. :D

grafitti disse...

Olá aqui estou eu para te dizer que experimentei e o teu sobrinho gonçalo adorou e repetiu.Não sei se ficaram com a mesma conssistência pois acho que ao moldá-los os meus estavam peganhentos, mas ficaram muito saborosos. Beijnhos

grafitti disse...

Olá aqui estou eu para te dizer que experimentei e o teu sobrinho gonçalo adorou e repetiu.Não sei se ficaram com a mesma consistência pois acho que ao moldá-los os meus estavam peganhentos, mas ficaram muito saborosos. Beijnhos

Isabel Seabra disse...

Grafitti...queres ver que o meu sobrinho ainda se vai "converter" ?...
bjocas a todos

Susana Gomes disse...

Borboleta, costumo fazer estes hambúrgueres cá em casa e adoramos.
Adaptei um pouco a preparação e hoje publiquei no No Soup.
Obrigada por partilhares esta delícia. )

Beijinhos.