FESTAS DE ANIVERSÁRIO "HOME MADE"


Pois é...ainda faço festas de aniversário em casa e a tendência é cada vez mais fazer literalmente "tudo" até as gomas que as crianças geralmente tanto gostam de "petiscar".
Nunca gostei muito de comprar as coisas já feitas e gosto de esmerar-me nas decorações. Agora que a minha "criança" já está a ficar crescida acabaram-se os bolos da bonecada (cheguei a fazer um uma vez com a pequena sereia sentada num rochedo de MM's a sair de um mar de chantilly azul e branco...).

Este é o famoso bolo de que já falei algures conhecido como o "bolo das três cores" mas que com o tempo passou a ter só duas. Actualmente passou a ser o Bolo "oficial das velas" só pelo simples facto de poder durar mais tempo...é o verdadeiro must cá de casa, é bonito, chocante (para aqueles que o estão a ver pela primeira vez) e é a desgraça de qualquer dieta. Este ano até fiz uma pequena alteração no creme do recheio para não ser tão calórico.

Estas foram algumas das outras coisas que eu fiz (sim , o pão de forma e os pães de leite também foram feitos por mim).

Sim o fiambre é mesmo fiambre ...senão ainda desconfiavam destes folhadinhos...
Que foram feitos com salsicha de soja picadinha e ninguém deu por nada... até gostaram bastante por sinal.

Agora o que me deu mais gozo foi não ter de comprar os pãezinhos de leite e escolher o tamanho ideal para mim.

Estes mini muffins de chocolate também foram feitos para o lanche porque tanto o bolo de bolacha como o bolo de chocolate desapareceram logo a seguir ao almoço. Nem deu tempo de tirar fotografias.
E as gomas de vários sabores feitas em moldes de silicone improvisados ( cuvetes de gelo e forminhas para bombons) foram o remate final...


Apesar de ter feito tudo all by myself (verdade verdadinha cross my heart) digo-vos que isso tudo (almoço incluído para 17 crianças mais os da casa) teria sido bem mais difícil (mas não impossível...) sem a ajuda da Bimby , da máquina de fazer o pão e das formas de silicone.
Aqui vão as receitas para quem quiser:

BOLO DAS CORES
4 ovos, 200 g de açúcar em pó (icing sugar para quem não tem a Bimby), 200 g de manteiga sem sal (mimosa ou primor),200g de farinha com fermento,1 colh. de chá de fermento Royal

Misturar todos os ingredientes na vel. máxima durante alguns min. até a massa desprender-se facilmente da colher (se utilizar a Bimby : desfazer o açúcar em pó. Colocar a borboleta juntar os ovos e a manteiga no copo e programar 3 min./37º/vel.3. Adicionar a farinha e o fermento e programar 6 segs/vel.3.).Levar ao forno pré-aquecido a 170º cerca de 25 min (forma untada e polvilhada ou de silicone).
receita da pág.102 do livro base (para quem tem a bimby) mas que no fundo não deixa de ser uma receita de bolo esponja que eu já tinha há muitos anos.
Para cobrir faço sempre um creme de manteiga. Desta vez numa versão sem ovos:
Bati 125 g de manteiga sem sal com 250 g de açúcar em pó até ficar um creme esbranquiçado e macio e depois acrescentei uma colh. de sopa de leite. (15 seg./vel.4 na bimby). Dobrei esta quantidade por causa do formato "xadrez".

PÃES DE LEITE
receita publicada na revista bimby momentos de partilha nº6 com algumas alterações minhas:
250 g de leite,50 g de margarina vegetal, 50 g de açúcar, 25 g de fermento fresco, 1 colh. de chá de sal, 500 g de farinha de trigo t65, 1 gema de ovo para polvilhar.
Desfiz o fermento num pouco do leite e coloquei-o com os restantes ingredientes (excepto a farinha e o sal) e programei 3 min./37º/vel.1. Adicionei a farinha e o sal e programei 10 seg/vel espiga. Deixei descansar dentro do copo , tapado, 10 min. Depois moldei pãezinhos com o tamanho e a forma de ovos ( cerca de 40 g cada) e deixei dobrar de volume dentro do tabuleiro do forno (aquecido a 50º) sobre um tapete de silicone. Eles crescem rapidamente. Depois retirei-os para aquecer o forno a 180º e enquanto isso pincelei-os com gema de ovo. Ficaram cozidos ao fim de 15 min. Renderam 19 pães. Fiz outros 19...rapidamente...fantástico (não foi necessário encomendar em lado nenhum!).

PÃO DE FORMA

Este fiz na MFP depois de ter recolhido algumas experiências de sucesso de algumas bloguistas. Às vezes , mesmo conhecendo as receitas é importante saber se resultaram e, por isso, é tão importante esta partilha.
Como já tinha os pãezinhos de leite só fiz um pão de forma (cortei cada sanduiche em quatro triângulos). Para quem tem a máquina a este pão dá-se o nome de "Pão de Leite Francês para Sanduiche".
Utilizei :
100 ml de água, 100g de manteiga, 250 ml de leite, 1 colh. de chá de açúcar, 500 g de farinha T55, 1 pacote de fermento em pó. Introduzi todos os ingredientes, exactamente por esta ordem na MFP e liguei o programa " Sandes" quantidade de massa I.

GOMAS
esta receita vem na revista da nº6 da Bimby momentos de partilha

20 g de gelatina em pó neutra (eu usei Agar-agar) , 1 saqueta de gelatina de sabor ( fiz por duas vezes para ter umas de sabor a morango e outras a tangerina ambas de origem vegetal) , .200 g de água , 300 g de açúcar ( eu usei muito menos... tanto açúcar choca-me...), açúcar qb para envolver as gomas .
Coloquei no copo da Bimby todos os ingredientes e misturei 10 segs./vel.4. Depois programei 5 min./100º/vel.2. Dspejei para forminhas sem encher e deixei solidificar no frigorífico. Depois de desenformar passei-as por açúcar, colocado dentro de um saquinho de plástico.


O melhor é aproveitar estes momentos açucarados...enquanto eles duram...

11 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Por isso tens andado tão caladinha...
A fazer coisinhas boas para a malta!
Tens razão quando dizes que o bolo choca de início, mas choca mais o facto de não pudermos roubar uma fatia! Hihihi!
Adorei todas as receitas, és uma Cook de mão cheia!
E parabens à piquena! LOL :)

Helena disse...

Parabens às artistas,mãe e filha!;)
Agora percebi o nome do teu blog.....essa festa foi bem colorida e o bolo é simplesmente fantastico!Causa um impacto brutal!
Gostei da ementa e fiquei nostalgica,pois já não faço festas assim...
Bom Carnaval!

RUTE disse...

Afinal não estávas por aqui, nem pelos outros blogs porque estávas enfiada na cozinha numa trabalheira desgraçada!

Gabo-te a paciência, eu já fujo de festas assim a 7 pés. Fiz muuuuitas, tantas que me fartei.

Mas são inesqueciveis esses momentos açucarados.
Beijinhos e parabéns à mãe e à filha.

♥ mesa para 4 disse...

Tudo PERFEITO!!! Sei bem do que falas eu faço sempre festas em casa...mas confesso que não faço tudo em casa...adorei tudo o bolo principalmente pois é mesmo o tipo de bolos que eu gosto...Muitos Parabéns à aniversariante...beijinho

ameixa seca disse...

Tudo fantástico mas não percebi o que juntaste para o bolo ficar colorido e como foi a montagem para ele ficar em xadrez. Fora isso... gostava de ter estado aí para provar essas coisinhas :)

Isabel Seabra disse...

Olá meninas
Ameixita adicionei umas gotas de corante alimentar a cada uma das massas (fiz dois bolos).Depois de cozidos deixei arrefecer em cima de uma grelha e depois cortei em tiras iguais (10). Fui "colando" umas às outras, alternadamente, com o creme de manteiga, apertando-as bem.Barrei a camada inferior e repeti o mesmo processo para a camada superior começando com uma tira de cor diferente da debaixo. Capice?
Um dia têm que vir todas experimentar o bolo cá a casa. Fica prometido. Organizem-se que eu cá vos espero com um cházinho a acompanhar...(estou a falar a sério)
bjocas

Isabel Seabra disse...

Meninas ajudem-me se puderem...o que é que se está a passar neste louco mundo virtual que a minha imagem de "seguidora" está a desaparecer dos vossos blogues sem eu ter feito nada?

Unknown disse...

Adorei!! Tudo, tudo, tudo!!
Eu também sou das que adora fazer tudo de paparocas para as festas das filhotas... e amei o seu blog!!
Além disso, tornei-me "bimbólica" há uma semana e estou a descobrir que este ano, as festas de aniversário vão ser bem mais fáceis de preparar... e de certeza, bem mais divertido!
Obrigada pela partilha!!

Rico disse...

Uma festa maravilhosa de se lembrar para sempre e sempre mummmmm!! rsrs

(desculpa fiz um comentário em inglês anteriormente...bom assim fica mais Internacional lol)

Carla Dias disse...

Olá boa tarde o meu nome é Carla e gostaria que, se possível me dissesses como é que montas o bolo das cores para ficar com aquele aspecto e como é que fizes-te a parte verde?
Obrigada

borboleta africana disse...

Olá Carla

A resposta está aqui mesmo a seguir ao comentário da Ameixa.
Para conseguires a cor verde também podes usar matcha (chá verde em pó).