PÃO DE MEL COM SEMENTES DE PAPOILA




Mais uma estreia...com o doce do mel...
Esta receita foi adaptada da revista (versão bolso) Cozinha Semanal Vegetarina (que está à venda todas as Quartas-feiras nos quiosques).

INGREDIENTES

200 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de trigo (eu usei a t65)
50 g de gérmen de trigo
1 dl de óleo (eu usei azeite)
80 g de mel (usei mel de urze, rosmaninho e castanheiro)
30 g de fermento de padeiro (usei daqueles cubinhos que se vendem no continente)
1 dl de leite (usei de soja pq. a receita não especifica)
sal (1 colh de chá )
1 gema
1 colh de chá de sementes de papoila (usei de sobremesa)

Preparação segundo a receita original:

Misturar todos os ingredientes numa tigela à excepção da gema e das sementes de papoila. Amassar até obter uma massa homogénea. Se ficar demasiado líquida juntar mais um pouco de farinha e voltar a amassar.
Deixar levedar durante cerca de uma hora e moldar uma bola redonda. Transferir a massa para uma forma redonda untada e enfarinhada. Pincelar com a gema batida e polvilhar com as sementes. Levar ao forno a 200º durante cerca de 35 min.

Como eu fiz (porque tinha que sair de casa):

Pesei as farinhas e o gérmen de trigo e misturei bem numa taça com o sal. Pesei os outros ingredientes e foi introduzindo na cuba da MFP pela seguinte ordem: leite, óleo, mel, fermento (previamente diluído num pouco de água), e farinha. Liguei a máquina e programei para a função MASSA (1h30m)...e sai a correr de casa...
Quando voltei retirei a massa de dentro da cuba e segui os passos da receita original e levei o pão a cozer por cima de um tapete de silicone dentro de um tabuleiro quadrado.


Comi ao pequeno-almoço sem nada, apesar de na revista se sugerir que se barrem as fatias com manteiga de amendoim.
O pão é muito saboroso e é uma variante saudável para irmos alternando as nossas refeições matinais. Quem não gostar do sabor (um pouco mais forte do azeite) substitua por óleo de milho ou outro cujo sabor não se destaque.

8 comentários:

RUTE disse...

Isso não é um pão, é um bolo :-)))

Ficou muito bonito, todo morenaço!

Não admira que não tenhas posto nada no "pão"...

Dá ares ao bolo de mel.

Delícias e Talentos disse...

Gostei muito da receita, e quando o fizer será também na MFP. Tem cá um aspecto! :)

ameixa seca disse...

Vou levar a receita, adorei :) Nao sei quando vou fazer mas vai ser breve ;) Será que podemos substituir a gema de ovo e pincelar com leite?

Unknown disse...

LISBOA = PORTUGAL

Olá Africana na cozinha

Isto não se faz a um homem ó-neto (tenho quatro + uma), digo, honesto e em regime prisional da dieta. Cair num blogue destes, mesmo para um cidadão oriundo de Direito, é dum homem ficar... torto. Maldi, i.e., bendita sejas!!!!! hahahahahaha

Aterrei aqui de para quedas – e gostei. Bom blogue, sim senhores, o teu. Interessante, bem arrumado, bem escrito. E com um olor sei lá a quê. Olha, a minha mulher, Raquel, é goesa e cozinha... caté os vizinhos batem à porta, sem ser convidados, essa agora...

Se quiseres saber quem eu sou, visita o meu blogue, sff. Tudo o que lá está a meu respeito é a pu…ra verdadíssima. Hahahaha!

A sério: sou jornalista, por exemplo fui Chefe da Redacção do mais importante jornal portuga, o Diário de Notícias. E desde o ano passado, dizem… que sou escritor. Publiquei o «Morte na Picada», livro de contos sobre a guerra colonial em Angola (1966/68) em que, infelizmente participei. Maluqueiras dum «ancião» de 67 primaveras…

Entretanto, se quiseres, atenta cuidadosamente no que está a… seguir. Obrigadérrimo

SEGUIDORE(A)S PRECISAM-SE

Inscreve-te como seguidor(a) do meu blogue – e serás muito feliz. Não pagas nada. Nem taxa de inscrição nem quaisquer quotas. Muito menos IRS ou IMI. Tens a tua (belíssima) foto e o teu blogue ali anunciado. Fazes novo(a)s Amigo(a)s. E passas a receber mensagens de muita gente e de muitos Países. E eu entrarei no Guiness das Listas de Seguidores. É tudo benefício. E… sem truques. Bué da fixe!!!!! Verás que não te arrependes… Eu antecipei-me e já te paguei na mesmíssima moeda, juro pela minha virgindade (1941/09/20). É claro, cumo binho tinto, carago!, ca(u)s tuas(eus) Amigas(os), et aliut também podem - e DEVEM - assim proceder.

O meu blogue:
www.aminhatravessadoferreira.blogspot.com - onde QUERO que deixes cumentáriios, com o.

O meu imeile ou imilio (primorosas criações cá do rapaz):
hantferreira@gmail.com

Espero pelo teu - e por ti

Podes escrever em Português, Español, English, Français ou Italiano, keu falo e escrevo. E até uns bitaites de Deutsch que compreendo bem e escrevo umas coisas, bem como umas pouquíssimas frases de Roman.

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO:

Se alguém dentre os destinatários já foi convidado ou se já se inscreveu, mil perdões. E todos os que costumam visitar este teu blogue também o podem (e devem…) fazer. Ahahahah

++++++++++++++++

Este é um texto tipo. Com algumas alterações, obviamente. De outra forma, não conseguiria chegar a todos. Peço-vos que compreendam e me desculpem. Não tenho (ainda) o dom da ubiquidade…

Qjs

Manuela © disse...

Ficou lindo e com um aspecto rústico. Ainda tenho um pacote quase cheio de sementes de papoila, é uma óptima forma de as gastar :(«)

Manuela © disse...

Ups, aquilo era suposto ser um sorriso :)

anavoly disse...

Que bom aspecto e concordo com a Rute, tem mesmo ar de bolinho!

Cininha disse...

Bem este pão tem cá um aspecto!!!!penso que nunca vi nenhum tão apetitoso, tenho que guardar a receitinha, para experimentar.
bjinhos