PÃO DE ALFARROBA


Este é um pão delicioso que resolvi aprender a primeira vez que o provei. Comprei-o por curiosidade, no Algarve num pequeno supermercado situado em Moncarapacho. Fiquei a saber que era ali entregue por uma alemã, muito esporadicamente, dada a falta de procura (como é possível !...).

Fiquei extasiada com o sabor e a textura e sobretudo surpreendida por não ser consumido pelos algarvios sobretudo num local em que o cheiro das alfarrobeiras deixa um perfume tão forte no ar .

A partir daí sempre que vou ao Algarve telefono com antecedência para o tal supermercado a pedir que me guardem pelo menos dois pães.

Como nem sempre tenho a sorte de o arranjar ( acho que só eu o compro :) ...) resolvi "meter as mãos na massa" e após muitas buscas e tentativas com diversas farinhas consegui fazer o meu próprio pão de alfarroba.

Normalmente utilizo a máquina de fazer pão mas também pode ser feito no forno. Aconselho-o vivamente a todos não só pelo seu sabor, cheiro e aspecto inesperado mas também pelo valor nutritivo.Pode ser comido simples, com requeijão ou com doce de framboesa.

Aqui vai a receita:


Água - 375 ml

sal- 1 colh. chá
azeite - 1colh. sopa
farinha de espelta - 475 gr
farinha de alfarroba - 70 gr
fermento em pó - 1 colh. chá

Coloco aqueles ingredientes pela ordem descrita na Cuba da máquina e escolho o programa normal ou básico.

7 comentários:

Ana Soares disse...

Também pode comprar pão de albarroba no salão de chá "Casa dos Avós" em Algoz (Algarve).

Além deste pão, tem pão doce, pão de laranja, entre outros bolos maravilhosos, mel e doces...

Os chás caseiros também são uma maravilha, assim como o espaço é muito acolhedor!

Aqui fica o link do LifeCooler com mais algumas informações sobre esta casa de chá e onde pode consultar o mapa com a localização:

http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=405941

Ana Cláudia

Chef Janvier disse...

Olá,

Onde é que encontra essas farinhas à venda?

Obrigado,

Isabel Seabra disse...

Obrigada por ter passado por aqui.
Em resposta à sua pergunta:
A farinha de alfarroba encontra-se nas lojas Celeiro, Terra Pura, mercados biológicos, Miosótis (Av. Óscar Monteiro Torres), Biocoop (Junto ao aeroporto de Figo Maduro) e em alguns hipermercados e supermercados ( Corte Inglés e...em Moncarapacho...).
A farinha de espelta integral, nos mesmos locais.
Com trigo integral o pão também fica bom ( e mais barato...).

Delícias e Talentos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela Oeiras disse...

Tambem já provei o pão de alfarroba e gostei muito, agora ando à descoberta da espelta e boas receitas para a utilizar porque deixei de comer trigo, assim que esta receita vai já direitinha para a minha proxima experiencia com pão de espelta...

Guidinhah disse...

Olá!
Adoro o seu blog e gostava de experimentar esta receita já tenho os ingredientes, so tenho uma dúvida, o fermento que usa é fermento normal daquele da royal ou fermento de padeiro? Obrigada.
Beijinhos

Unknown disse...

Olá! Quero muito fazer este pão. Já vou na 2a tentativa. Desta vez quase que consegui, mas quando começou a cozer o centro do pão começou a baixar. Eu acho que o segredo está no fermento. Que fermento é que aconselha?