Bolo de Banana com Crumble de Avelã


As minhas http://asminhasmaosverdes.blogspot.pt/2010/07/bananas-algarvias.htmlbananeiras têm sido muito generosas. Sempre que trago um carregamento da quinta faço este bolo para festejar e agradecer mais um ano de sobrevivência às geadas.

INGREDIENTES

Cobertura:

90 g de farinha (usei de espelta)
80 g de avelãs picadas (eu pico grosseiramente com uma faca)
120 g de açúcar mascavado
1/2 colh. de chá de sal
3 bananas grandes e maduras
sumo de 1 limão
80 g de manteiga s/ sal derretida

Bolo:

280 g de farinha de trigo com fermento
1 colh. de chá de fermento em pó
250g de iogurte natural
1 c. de chá de extracto de baunilha
90 g de manteiga s/ sal
150 g de açúcar
2 ovos grandes

Método tradicional
Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma e forrar com papel vegetal (usei uma quadrada de silicone)-
Começar por fazer ao crumble misturando a farinha, as avelãs, o açúcar e o sal numa tigela. Despejar a manteiga derretida sobre os ingredientes secos e misturar com uma espátula até obter uma textura de farelo grosso. Reservar no frigorífico.
Misturar os ingredientes do bolo e bater até conseguir obter uma massa homogénea. Deitar na forma e alisar. Descascar as bananas, cortar em fatias e envolver no sumo do limão. Espalhar uniformemente sobre a massa do bolo e , no final, salpicar com o crumble de avelãs. Levara cozer cerca de 35 a 40 min. Deixar arrefecer por 10 minutos na forma.

Bimby

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma e forrar com papel vegetal (usei uma quadrada de silicone)-
Deitar no copo da bimby as avelãs e carregar no turbo 3 vezes, juntar os restantes ingredientes do crumble e programar 5 segs/vel 4 até até obter uma textura de farelo grosso. Reservar no frigorífico.
Colocar no copo os ingredientes do bolo e bater 10 segs/vel.3 até conseguir obter uma massa homogénea. Deitar na forma e alisar. Descascar as bananas, cortar em fatias e envolver no sumo do limão. Espalhar uniformemente sobre a massa do bolo e por cima destas espalhar o crumble de avelãs. Levar a cozer cerca de 35 a 40 min. Deixar arrefecer por 10 minutos na forma.

BOLO MÁRMORE DOS INCAS



Atenção...não se trata de um simples bolo mármore...a combinação de ingredientes, completamente diferente do clássico bolo fumegante que víamos sair do forno das nossas avós transporta-nos para outras paragens longínquas e exóticas quebrando regras e tradição tudo por culpa da quinoa.

Ingredientes:
120 g de farinha de arroz *
1 c. café de fermento para bolos (de preferência biológico sem fosfatos)*
120 g de açúcar amarelo
3 ovos (gemas e claras separadas)
60 g de puré de amêndoas (sem ser torradas)**
60 g de azeite
60 ml de leite de arroz*
1 c. café de baunilha em pó
25 g de cacau em pó
sal

método tradicional:

Pré-aquecer o forno a 180º. Peneirar as farinhas e o fermento para uma taça. Noutra taça bater o açúcar com as gemas de ovos até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Dissolver o puré de amêndoas com o azeite e juntar à mistura anterior envolvendo tudo muito bem e de seguida o leite de arroz. Deitar esta preparação na taça das farinhas e misturar até obter uma pasta homogénea.
Dividir esta preparação em partes iguais e adicionar a baunilha a uma e o cacau a outra.
Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Incorporar metade, delicadamente, com a mistura de baunilha e a outra metade com a mistura de cacau.
Forrar uma forma com papel vegetal. Deitar a metade da mistura de baunilha e alisar com uma espátula. Por cima espalhar a mistura de cacau e alisar novamente. Repetir a operação. Levar a cozer cerca de 40 min. fazendo o teste do palito.
Cobrir com uma folha de papel vegetal se, entretanto verificar que a parte superior está a ficar demasiado tostada.
Desenformar para uma rede de bolos e deixar arrefecer bem antes de cortar em fatias.



bimby:


Pesar todos os ingredientes na bimby.Pré-aquecer o forno a 180º. Deitar as farinhas e o fermento no copo da bimby, tapar com o copinho medidor e programar 3segs./vel.9. Retirar e reservar. Colocar a borboleta no copo e bater os ovos inteiros com o açúcar 3 min./37º/vel.3,5. De seguida , programar, já sem temperatura mais 3 min./vel.3,5. Retirar a borboleta. Adicionar o puré de amêndoas previamente dissolvido no azeite e juntar à mistura anterior envolvendo tudo muito bem e de seguida o leite de arroz na vel. 3/1 min. Programar mais 2 min./vel.3 e ir juntando às colheradas as farinhas e o fermento.
Retirar metade desta preparação para uma taça e adicionar a baunilha. A parte que ficou no copo adicionar o cacau na vel.4 até ficar bem envolvido.Caso a mistura esteja demasiado consistente podemos adicionar mais um pouco de leite de arroz.
Nos passos seguintes seguir o procedimento explicado no método tradicional.

* todos estes produtos podem ser encontrados nas lojas Celeiro, Miosótis e Terra Pura
**O puré de amêndoas pode ser feito na bimby e pode ser substituído por pasta de sésamo clara (tahini)



Malai Peda e um livro



Tenho uma amiga que sabe sempre quais são os livros que eu vou devorar rapidamente.Se existisse mesmo um " Cemitério dos livros esquecidos" * a casa dela seria a sucursal portuguesa. Cada livro que lemos aproxima-nos mais um passo do Mundo, areja-nos a alma enriquece-nos o espírito, faz-nos sonhar e, de alguma forma dá-nos esperança.
Pois aquele que acabei de ler recentemente , A VIAGEM DOS CEM PASSOS de Richard C. Morais , apesar de não ser um livro de receitas é estranha e deliciosamente comestível do principio ao fim.  Por isso resolvi pegar no nome de um doce indiano que lá vem referido pelo personagem principal como fazendo parte das suas memórias de infância para tentar reproduzir esse sabor que o fazia feliz e aproximar-me um pouco desse lugar do Mundo.
Obrigada Ana C.estes Malai Peda são dedicados a ti e à nossa amizade.

INGREDIENTES
1 1/2 cháv. de leite (gordo de preferência)


1 lata de leite condensado
1 colh. de sopa de farinha maizena
1/4 colh. chá de ácido cítrico
1/4 colh. chá de cardamomo em pó
1 colh. sopa de ghee (manteiga clarificada)
1 pitada de açafrão
pistachios picados para decorar

Aquecer a manteiga numa caçarola, juntar o leite condensado, o leite e o ácido cítrico (previamente dissolvido num pouco de água). Deixar coalhar e adicionar a maizena (dissolvida em água) e o açafrão. Continuar a cozinhar em lume brando até que a mistura se descole das paredes da caçarola, juntar o cardamomo, mexer e retirar do lume. Deixar arrefecer antes de moldar na forma de pedas. 

* in "A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón

NÃO É UM FOLAR

Posted by Picasa

Tenho este bolo na mira desde que comprei o Livro Massa e Doces da Bimby. Não sei o que nos faz gostar mais de uma receita em especial ou acreditar que a mistura de sabores irá resultar...mas este bolo pareceu-me perfeito para esta época da Páscoa e foi um verdadeiro sucesso no almoço de familia. São quatro texturas diferentes que se misturam logo na primeira garfada surtindo exactamente o efeito que eu imaginava. Por outro lado a presença da amêndoa não deixa de manter a tradição ainda que de forma subtil 

CROCANTE DE MAÇÃ

Cobertura

100 g de farinha (usei espelta)
100 g de açúcar
100 g de amêndoa ( pelada)
100 g de manteiga

Bolo base

190 g  de açúcar
50 g de amêndoas (pelada)
3 ovos
90 g de farinha (usei espelta)

Puré de Maçã

5 maçãs descascadas e descaroçadas (usei reineta)
100 g de água
1 pau de canela

Mousse de Queijo

4 folhas de gelatina incolor (usei agar-agar )
50 g de água
100 g de açúcar
3 gemas de ovo
400 g de natas
200 g de queijo fresco para barrar (usei Philadélfia)

Preparação da cobertura:
Pré- aquecer o forno a 180º. Colocar no copo da Bb todos os ingredientes e programar 20 segs/vel 4. Estender a massa num tabuleiro untado e levar ao forno cerca de 15 min. ou até dourar. Partir a massa grosseiramente, colocar num saco de plástico e reservar.

Preparação do bolo:
Colocar 100 g de açúcar numa frigideira anti-aderente em lume brando.Quando estiver derretido (se não acrescentar um pouco de água isso não acontece...) adicionar as amêndoas e envolver. Deitar numa superfície untada, espalhe e deixe arrefecer.Deitar no copo da Bb e pulverizar 10 segs/vel.9. Reservar.
Colocar a"borboleta", deitar o restante açúcar e os ovos e programar 5 min./37º/vel.3. Voltar a bater mais 3 min./vel.3. Retirar a borboleta e incorporar a farinha, a amêndoa triturada e misturar 15 segs/vel.3. Deitar numa forma com fundo removível de 25 cm previamente untada e polvilhada.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 min. Reservar.

Preparação do puré:
Deitar todos os ingredientes no copo e programar 15 min/100º/vel.1. Retirar o pau de canela e triturar 5 seg/vel.3. Deitar para um ataça e deixar arrefecer-

Preparação da mousse:
Deitar as folhas de gelatina (ou o agar-agar) numa taça com um pouco de água para hidratar. Reservar.
Colocar a "borboleta" no copo, a água, o açúcar , as gemas e programe 5 min/90º/vel.2.
Retirar a borboleta e programe 1 min/vel.3 deitando a gelatina escorrida através do bocal da tampa. Retirar o copo da base para que arrefeça. Incorpore as natas e o queijo e programe 30 segs/vel.3.

Montagem:
Deitar o puré sobre o bolo base, por cima do puré a mousse e por fim a cobertura reservada (este último passo no livro só se faz depois de desenforamar o bolo, mas pessoalmente, entendo que assim fica melhor). Levar ao frigorífico 4 horas no mínimo antes de desenformar. Antes de servir polvilhei com açúcar em pó. 

FAVAS CONTADAS...


Fui à horta e já lá estavam, as primeiríssimas deste ano, colhidas  uma a uma com cuidado e reverência por estes sinais que a Primavera nos traz. Ainda são poucas, eu sei, mas merecem um especial e doce destaque.
Vagem a vagem, pele a pele , fui somando e pesando antecipando a euforia de algo diferente e incrivelmente delicioso.
Que venham mais que estas já são favas contadas :)
QUEQUES DE FAVA
(rendem 8 )
Massa
100 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar em pó
3 ovos (ou 2 grandes)
70 g de farinha de espelta integral (podem usar a que quiserem)
1/3 de c. chá de fermento para bolos
100 g de amêndoa em pó
60 g de favas (retiradas das 150g que foram cozidas em calda)*
Cobertura
150 g de favas
60 g de açúcar (usei demerara)
grãos de baunilha
150 g de água
nozes (ou amêndoas para decorar)
Aquecer o açúcar, a baunilha e a água em lume alto até o açúcar dissolver.Adicionar as favas (previamente cozidas e sem pele) e deixar absorver a calda durante 2 min. Desligar o lume.
Escorrer a calda das favas para um recipiente. Reservar.
Retirar 60 g das favas escorridas e esmagar com um garfo.
Bater a manteiga com o açúcar em pó. Juntar gradualmente os ovos e a mistura de farinhas e fermento (previamente peneirados), batendo entre cada adição.Envolver o puré de favas.
Deitar em formas untadas com manteiga (ou de silicone) e por cima de cada uma colocar algumas favas inteiras (reservadas da calda) e nozes picadas.
Levar a cozer em forno pré-aquecido a 170º cerca de 20 minutos.
Retirar das formas colocar numa rede e pincelar cada um com a calda.Posted by Picasa