O MEU AVATAR


Hoje, no primeiro dia do Novo Ano, não resisti a partilhar com todas e todos aqueles que muitas vezes passam por aqui, que me ajudam a continuar nesta rede de afinidades, o AVATAR no qual me transformo e com o qual me identifico ancestralmente, consciente de que numa simples sopa ou no mais sofisticado dos pratos existe sempre a marca das nossas almas.
Gosto de partilhar convosco todas as coisas novas que vou aprendendo e as experiências bem sucedidas e sinto alguma vaidade (seria hipócrita se não o admitisse) quando, de alguma forma, provoco os vossos comentários.
Quando não tenho tempo para "entrar" na minha e nas vossas cozinhas sinto sempre uma certa angústia. Fazem-me falta as vossas "movimentações". Percebo que só aqui faz sentido e é entendido o meu fascínio pela alimentação, e todos as suas implicações culturais, criativas, comportamentais.    
Fica aqui o meu desejo que os vossos "cadernos brancos/2010" se encham de rabiscos felizes e inesquecíveis.
Feliz Ano Novo!

ESPELTA, MARMELADA, NOZES E...UM BOLO!



Tal como muitas amigas bloguistas também fui tocada pelo "bichinho" do marmelo e até já estou a acabar a primeira "fornada" de marmelada caseira que os meus filhos têm comido em doses industriais. Para não cansar talvez venha a postar mais à frente a minha receita e respectivas fotos.
Entretanto achei interessante incluir, ainda que veladamente, a estrela da época neste bolo que, apesar de ser feito com farinha integral não fica nada maçudo, e é tão fácil de fazer como saboroso. A marmelada e o leve travo a noz da farinha de espelta e o crocante das nozes resultam numa combinação fantástica.
Achei piada tirar as fotografias com um dos meus tabuleiros de fundo hiperrealista...
INGREDIENTES
200 g de farinha de espelta integral
3 colh. de sopa de sumo de laranja
1 ovo biológico
2 colh. de sopa (generosas...) de marmelada caseira
2 colh. de chá de fermento em pó (eu usei o biológico da marca rapunzel)
110g de manteiga vegetal não hidrogenada (usei a marca vitaquell)
60 g de açúcar mascavado (eu usei demerara- cana integral)
nozes picadas grosseiramente( 1 mão cheia)
Juntei o fermento à farinha e misturei bem (tamizei) na bimby (vel.7/8 alguns segs). Adicionei os restantes ingredientes, excepto as nozes e bati tudo na bimby(vel.5/6) até ficar uma massa consistente e homogénea. Se for necessário adiciona-se um pouco de água (eu não precisei). Deitar numa forma untada (eu usei uma forma de silicone por isso não necessitei de untar), atirar as nozes para cima da massa envolvendo cuidadosamente com uma espátula. Alisar.
Levar a assar em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 min.

A MINHA SOPA DE MISO









O miso é um ingrediente tradicional japonês e consiste numa mistura de feijão de soja (cozido e esmagado e depois misturado com uma cultura chamada koji que pode ser feita com trig e arroz, cevada ou feijões. Essa mistura fermentada fica a maturar durante três dias.
Existem à venda nas lojas de produtos naturais ou em alguns hipermercados três variedades de acordo com a intensidade do paladar e cor. O shiro-miso (é o mais ligeiro em termos de sabor e sal) é feito com arroz. O aka-miso é feito com cevada, tem uma cor vermelha e um sabor médio. O kuro-miso é feito com feijões de soja, tem uma cor escura e sabor forte.
Graças a este ingrediente trata-se de uma sopa muito rica em enzimas, que desintoxica o organismo, é boa para regular o funcionamento dos intestinos e funciona como antibiótico natural.
Como tal não deve ser cozinhado de mais porque, além de perder o aroma as suas propriedades podem ser destruídas. Deve acrescentar-se apenas a 2 minutos do final da cozedura com o lume baixo e em pequenas quantidades. Dilui-se uma porção num pouco de líquido e só depois se mistura na sopa. Deve-se calcular uma colher de chá cheia por cada taça de caldo daí que no caso de não se utilizar o caldo todo é preferível reservá-lo para a próxima utilização sem o miso.

O caldo pode ser feito com os ingredientes que desejarmos. Podemos escolher os nossos legumes preferidos. Eu vario sempre de acordo com o que tiver na despensa ou no frigorífico. Para enriquecer a sopa adiciono sempre uma alga previamente hidratada.
INGREDIENTES
couve-flor, alho-francês, cenoura previamente picados
1/2 cháv. ervilhas
alga dulse hidratada e picada
1 caldo de legumes
shiro-miso (1 c. de chá por tigela de caldo)
Cozer as ervilhas no caldo. Juntar os outros legumes e a alga e deixar cozer cerca de 5 minutos.
Acrescentar o shiro-miso previamente dissolvido num pouco do caldo e levar a lume baixo mais 2 min. sem deixar ferver.
Esta é a sopa que me faz recuperar dos pecados...gastronómicos, claro. é simples mas tem um poder retemperador enorme.

MAIONESE VEGAN



Tal como já tinha prometido num post anterior aqui vai a receita da minha maionese sem ovos e com leite de soja .
É super fácil de fazer e óptima para utilizar nas receitas de Verão, tais como saladas frias, sanduíches , legumes cozidos a vapor ...
As quantidades abaixo indicadas enchem a taça da foto e ainda um frasco (esterilizado) que dura pelo menos 2 semanas no frigorífico.

INGREDIENTES

100 ml de leite de soja
100 ml de óleo de girassol biológico
100 ml de azeite virgem não refinado
1 dente de alho esmagado sal q.b.
1 c. de sopa de sumo de limão
Colocar os ingredientes no recipiente da batedora (ou bimby) excepto o sumo de limão e bater alguns segundos. Adicionar o sumo de limão e continuar a bater até obter um creme homogéneo.

CROQUETES DE LENTILHAS - forno solar
















Continuo de férias...mas o meu forno solar não. Mudou de lugar e de vistas e tem suscitado a curiosidade aos locais. Temo apenas que as poupas e outras aves resolvam "debicar" os espelhos nas suas visitas de fim de tarde quando eu estou na praia.

INGREDIENTES
250g de lentilhas vermelhas
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
½ pimento picado
1 colher de sopa de azeite
50 ml de leite de soja
1 cubo vegetal
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
Pão ralado q.b.
Flocos de Aveia triturada q.b
1 tira de alga Kombu (facultativo)
Cozinhar as lentilhas (logo depois de lavadas-esta variedade não necessita de ficar de molho) juntamente com a alga. Depois de cozidas (ficam espapaçadas)escorrer a água e triturar com a alga. Levar ao lume com o azeite, a cebola, as cenouras raladas, o alho e o cubo vegetal até amolecerem. Desligar o lume e juntar o puré de lentilhas e a levedura de cerveja envolvendo bem. De seguida adicionar a aveia triturada e o pão ralado até o preparado adqui rir a consistência ideal para ser moldada em croquetes. Não é obrigatório mas eu habitualmente coloco esta mistura alguns minutos no congelador antes de a trabalhar.
Como rende cerca de 25 croquetes congelo sempre uma parte deles.
Nunca os frito. São tostados no forno em tabuleiro untado de azeite e virados a meio da cozedura.
Estes foram cozinhados no forno solar (cerca de 20 minutos de cada lado ).
Acompanhei com esparguete de espelta integral salteado com azeite e polvilhado com sementes de sésamo tostadas, restos de brocolos e feijão verde cozinhados a vapor no dia anterior e da minha “clássica” mistura de beringelas, pimentos vermelhos (da minha horta) e cogumelos assados no forno.
O molho que veêm é uma maionese de soja caseira que vai ter direito a um post à parte.