ESPELTA, MARMELADA, NOZES E...UM BOLO!



Tal como muitas amigas bloguistas também fui tocada pelo "bichinho" do marmelo e até já estou a acabar a primeira "fornada" de marmelada caseira que os meus filhos têm comido em doses industriais. Para não cansar talvez venha a postar mais à frente a minha receita e respectivas fotos.
Entretanto achei interessante incluir, ainda que veladamente, a estrela da época neste bolo que, apesar de ser feito com farinha integral não fica nada maçudo, e é tão fácil de fazer como saboroso. A marmelada e o leve travo a noz da farinha de espelta e o crocante das nozes resultam numa combinação fantástica.
Achei piada tirar as fotografias com um dos meus tabuleiros de fundo hiperrealista...
INGREDIENTES
200 g de farinha de espelta integral
3 colh. de sopa de sumo de laranja
1 ovo biológico
2 colh. de sopa (generosas...) de marmelada caseira
2 colh. de chá de fermento em pó (eu usei o biológico da marca rapunzel)
110g de manteiga vegetal não hidrogenada (usei a marca vitaquell)
60 g de açúcar mascavado (eu usei demerara- cana integral)
nozes picadas grosseiramente( 1 mão cheia)
Juntei o fermento à farinha e misturei bem (tamizei) na bimby (vel.7/8 alguns segs). Adicionei os restantes ingredientes, excepto as nozes e bati tudo na bimby(vel.5/6) até ficar uma massa consistente e homogénea. Se for necessário adiciona-se um pouco de água (eu não precisei). Deitar numa forma untada (eu usei uma forma de silicone por isso não necessitei de untar), atirar as nozes para cima da massa envolvendo cuidadosamente com uma espátula. Alisar.
Levar a assar em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 min.

A MINHA SOPA DE MISO









O miso é um ingrediente tradicional japonês e consiste numa mistura de feijão de soja (cozido e esmagado e depois misturado com uma cultura chamada koji que pode ser feita com trig e arroz, cevada ou feijões. Essa mistura fermentada fica a maturar durante três dias.
Existem à venda nas lojas de produtos naturais ou em alguns hipermercados três variedades de acordo com a intensidade do paladar e cor. O shiro-miso (é o mais ligeiro em termos de sabor e sal) é feito com arroz. O aka-miso é feito com cevada, tem uma cor vermelha e um sabor médio. O kuro-miso é feito com feijões de soja, tem uma cor escura e sabor forte.
Graças a este ingrediente trata-se de uma sopa muito rica em enzimas, que desintoxica o organismo, é boa para regular o funcionamento dos intestinos e funciona como antibiótico natural.
Como tal não deve ser cozinhado de mais porque, além de perder o aroma as suas propriedades podem ser destruídas. Deve acrescentar-se apenas a 2 minutos do final da cozedura com o lume baixo e em pequenas quantidades. Dilui-se uma porção num pouco de líquido e só depois se mistura na sopa. Deve-se calcular uma colher de chá cheia por cada taça de caldo daí que no caso de não se utilizar o caldo todo é preferível reservá-lo para a próxima utilização sem o miso.

O caldo pode ser feito com os ingredientes que desejarmos. Podemos escolher os nossos legumes preferidos. Eu vario sempre de acordo com o que tiver na despensa ou no frigorífico. Para enriquecer a sopa adiciono sempre uma alga previamente hidratada.
INGREDIENTES
couve-flor, alho-francês, cenoura previamente picados
1/2 cháv. ervilhas
alga dulse hidratada e picada
1 caldo de legumes
shiro-miso (1 c. de chá por tigela de caldo)
Cozer as ervilhas no caldo. Juntar os outros legumes e a alga e deixar cozer cerca de 5 minutos.
Acrescentar o shiro-miso previamente dissolvido num pouco do caldo e levar a lume baixo mais 2 min. sem deixar ferver.
Esta é a sopa que me faz recuperar dos pecados...gastronómicos, claro. é simples mas tem um poder retemperador enorme.

MAIONESE VEGAN



Tal como já tinha prometido num post anterior aqui vai a receita da minha maionese sem ovos e com leite de soja .
É super fácil de fazer e óptima para utilizar nas receitas de Verão, tais como saladas frias, sanduíches , legumes cozidos a vapor ...
As quantidades abaixo indicadas enchem a taça da foto e ainda um frasco (esterilizado) que dura pelo menos 2 semanas no frigorífico.

INGREDIENTES

100 ml de leite de soja
100 ml de óleo de girassol biológico
100 ml de azeite virgem não refinado
1 dente de alho esmagado sal q.b.
1 c. de sopa de sumo de limão
Colocar os ingredientes no recipiente da batedora (ou bimby) excepto o sumo de limão e bater alguns segundos. Adicionar o sumo de limão e continuar a bater até obter um creme homogéneo.

CROQUETES DE LENTILHAS - forno solar
















Continuo de férias...mas o meu forno solar não. Mudou de lugar e de vistas e tem suscitado a curiosidade aos locais. Temo apenas que as poupas e outras aves resolvam "debicar" os espelhos nas suas visitas de fim de tarde quando eu estou na praia.

INGREDIENTES
250g de lentilhas vermelhas
2 cebolas picadas
2 cenouras raladas
½ pimento picado
1 colher de sopa de azeite
50 ml de leite de soja
1 cubo vegetal
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
Pão ralado q.b.
Flocos de Aveia triturada q.b
1 tira de alga Kombu (facultativo)
Cozinhar as lentilhas (logo depois de lavadas-esta variedade não necessita de ficar de molho) juntamente com a alga. Depois de cozidas (ficam espapaçadas)escorrer a água e triturar com a alga. Levar ao lume com o azeite, a cebola, as cenouras raladas, o alho e o cubo vegetal até amolecerem. Desligar o lume e juntar o puré de lentilhas e a levedura de cerveja envolvendo bem. De seguida adicionar a aveia triturada e o pão ralado até o preparado adqui rir a consistência ideal para ser moldada em croquetes. Não é obrigatório mas eu habitualmente coloco esta mistura alguns minutos no congelador antes de a trabalhar.
Como rende cerca de 25 croquetes congelo sempre uma parte deles.
Nunca os frito. São tostados no forno em tabuleiro untado de azeite e virados a meio da cozedura.
Estes foram cozinhados no forno solar (cerca de 20 minutos de cada lado ).
Acompanhei com esparguete de espelta integral salteado com azeite e polvilhado com sementes de sésamo tostadas, restos de brocolos e feijão verde cozinhados a vapor no dia anterior e da minha “clássica” mistura de beringelas, pimentos vermelhos (da minha horta) e cogumelos assados no forno.
O molho que veêm é uma maionese de soja caseira que vai ter direito a um post à parte.

HAMBURGUERES DE SOJA





Costumo congelar estes hamburgueres para utilizar quando não tenho muito tempo para a cozinha. São nutritivos e muito saborosos e apreciados mesmo por não vegetarianos.
INGREDIENTES
2 cháv. de granulado de soja
4 cháv. de água
4 c. de sopa de molho de soja
sumo de limão
3 cenouras médias cozidas
2 cebolas
azeite
4 dentes de alho
salsa
coentros
cebolinho (ou rama de aipo...era o que tinha na horta)
sal marinho integral
gengibre em pó
noz moscada
2 ovos
pão ralado (usei a minha mistura caseira para legumes no forno)
1 cubo de caldo de legumes

Deitar a soja num tacho com a água e o cubo de caldo de legumes e deixar cozer cerca de 10 min.Deitar a soja num passador de rede e escorrer o máximo de água possível. Temperar a soja com o molho de soja e o sumo de limão misturando bem.Triturar as cenouras cozidas reduzindo-as a puré e misturar com a soja.
Fazer um refogado com as cebolas picadas e o azeite, acrescentar a mistura de soja, os alhos picados, a noz moscada e o gengibre e deixar cozinhar por alguns minutos mexendo de vez em quando. Juntar a salsa, os coentros e a rama de aipo (ou cebolinho) picados e as gemas de ovo e deixar mais 2 min. o lume aceso, mexendo bem para estas cozerem.
Deixar arrefecer a mistura e depois adicionar um pouco de pão ralado (usei a minha mistura) para tornar a mistura mais consistente. Levar ao frigorífico ou alguns minutos ao congelador. De seguida moldar os hamburgueres coma as mãos , pincelar com clara de ovo e envolver ligeiramente no pão ralado. Grelhar numa frigideira anti-aderente untada com azeite em lume brando até alourarem.
Desta vez acompanhei com arroz integral e salada fria de grão, pimento vermelho, cebola, curgete ralada, azeitona e ovo cozido picado temperados com azeite, sal , vinagre de maçã e salsa.
A minha mistura "enriquecida" para panados que substitui o pão ralado:
1/2 cháv. de levedura de cerveja
2 cháv. de farinha de trigo integral
1 c. de sopa de sal marinho integral
1 c. de sopa de alho em pó
1 cháv. de sêmola de milho
ervas aromáticas secas
Misturo tudo e guardo num frasco.