CHEESECAKE DE CHOCOLATE INESQUECÍVEL


Ainda sem cobertura ...arrisca-se a ser comido por três inquietos viciados em chocolate...resistiu estoicamente no frigorífico a noite toda...

Ok...já está pronto...não resisti e acabei por cobri-lo na totalidade com o creme de chocolate...mas só pode ser comido ao jantar...schhhleep...os tais 3 já estão a salivar...

nham...

Coitado, foi atacado sem dó nem piedade. Agora dá para ver as três camadas...é o chocolate total...a loucura!

Conseguem resistir a este recheio?



BASE

250 g de bolachas de chocolate (da Diese)
125 g de manteiga vegetal derretida
RECHEIO

200 gde chocolate preto em barra(Lindt 80% ou 70% cacau)
900 g de requeijão (Seia ou Montiqueijo)
150 g de açúcar integral
6 ovos
75 g de cacau em pó

COBERTURA

225 g de chocolate preto em barra (Lindt)

250 ml de natas de soja

1 c. de sopa de manteiga vegetal

Triturar as bolachas (3 toque de turbo e alguns segs. vel.5), juntar a manteiga e misturar bem. Espalhar no fundo de uma forma de fundo amovível (usei uma com o fundo em cerâmica e os lados de silicone com abertura). Levar ao frigorífico cerca de 20 minutos.
Derreter o chocolate do recheio em banho-maria. Bater o requeijão e o açúcar (na Bimby vel.6) ate´ficar uma mistura homogénea e cremosa. Juntar os ovos e bater na mesma velocidade. Juntar o cacau em pó e o chocolate derretido e bater novamente. Deitar este preparado (é líquido mas não se preocupem porque os vos vão cozer) sobre a base de bolacha e levar a cozer em forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 min. ou até que fique esponjoso. Deixar arrefecer totalmente sem retirar da forma para não rachar.
Para fazer o molho derrete-se o chocolate , as natas e a manteiga em banho-maria mexendo bem . Cobrir o cheesecake (totalmente ou só a parte superior quando ainda estiver na forma (já arrefecido) para não escorrer. Polvilhar com lascas de chocolate e cacau em pó.

GELADO DE MANTEIGA DE AMENDOIM E DOCE DE AMORA




1 cháv. de leite de soja
2 cháv. de natas de soja
3/4 cháv. de manteiga de amendoim (caseira ou de compra...it's up to you...)
3/4 de cháv. de açúcar mascavado
1 c. de sopa de essência de baunilha
4 c. de sopa de doce de amora
Misturar o leite , as natas a manteiga de amendoim e o açúcar e levar a cozinhar (na Bimby temp.100º , da forma tradicional em lume baixo) só até ferver . Desligar e juntar a essência de baunilha. Deixar arrefecer e colocar na máquina de fazer gelados. Quando já estiver quase pronto juntar o doce de amora e mexer. O normal é ver-se um "marmoreado" devido ao contraste entre a cor do gelado e do doce. Eu optei por mexer mais um pouco e por isso ficou sem contraste nenhum. Adorei o sabor.

ASSADO DE NOZES E AMÊNDOAS - forno solar





Desta vez resolvi fazer a experiência de cozinhar no meu forno solar, um prato que iria ser servido ao jantar, mesmo sabendo que não teria muitas horas de sol quente (foi a partir das 17 h), pensando que, como alternativa sempre poderia recorrer ao forno eléctrico .
Talvez porque já tinha absorvido o calor do dia (estava aberto desde manhã) fez um excelente trabalho!...
INGREDIENTES
2 c. de sopa de óleo de girassol biológico (ou azeite extra virgem)
1 cebola picada
5 talos de aipo
1 c. de sopa de farinha integral de trigo
3 dl de caldo de legumes
200 g de amêndoas moídas
1 fatia grossa de pão integral
50 g de flocos de aveia
1 maçã ralada (usei uma de casca verde)
2 ovos (biológicos)
sumo de 1/2 limão
sal marinho q.b
pimenta preta q.b.
recheio
1 c. de sopa de óleo de girassol biológico (ou azeite)
1 cebola picada
300 g de cogumelos em cubos (usei portobello)
3 dentes de alho esmagados
150 g de nozes trituradas grosseiramente
Triturar as amêndoas (na Bimby 3 toques turbo e alguns segs.vel 5) e reservar. Fazer o mesmo com o pão e com as nozes.
Numa taça grande juntar as amêndoas e o pão , a aveia, a maçã (descascada e ralada) e os ovos batidos e envolver muito bem.
Aquecer o óleo numa frigideira e refogar a cebola durante 5 min. ou até amolecer, sem queimar. Adicionar o aipo triturado e deixar cozinhar mais 5 min. Polvilhar com a farinha e deixar cozinhar acrescentando o caldo de legumes. Deitar este molho e o sumo de limão para a mistura das amêndoas, envolver e temperar com sal e pimenta.
Para fazer o recheio aquecer o óleo e refogar suavemente a outra cebola picada até amaciar e acrescentar os restantes ingredientes cozinhando cerca de 10 min.mexendo bem.
Untar uma forma em anel ou rectangular (eu usei esta última versão em preto por causa do forno solar) e forrar com papel vegetal encerado. Deitar uma parte da mistura de amêndoas e alisar , sobrepor o recheio espalhando bem. Terminar com o resto da mistura de amêndoas.
Quem não tiver forno solar leva a assar em forno pré-aquecido a 190º cerca de 50 min. aproximadamente.
Eu cozinhei o meu no forno solar, das 17h às 19h 00m.
Para acompanhar, fiz um molho de tomate na Bimby: Piquei a cebola os alhos e a cenoura e o aipo (vel.5), adicionei azeite e deixei refogar 3 min./varoma. Juntei o tomate (com a calda) e triturei ligeiramente. Deixei cozinhar (sem o copinho) durante 20 min. e no final juntei o mangericão e triturei tudo sem cozinhar este.
A salada é de rúcula, passas, pinhões (ligeiramente tostados), queijo parmesão ("fatiado" com um descascador de cenoura), abacate e tomate seco (hidratado em água fria 15 min. antes). Temperei tudo com uma mistura de azeite , vinagre balsâmico, mel e sal.

MUFFINS DE CHOCOLATE -forno solar


Posted by Picasa

SORVETE DE PÊSSEGO COM ESPECIARIAS









Não há nada como sorvetes caseiros sem corantes nem conservantes carregadinhos de água e vitaminas para nos matar a sede e refrescar a alma...!

INGREDIENTES
6 pêssegos maduros
1 limão sumarento (de preferência biológicos)
100 g de açúcar mascavado
20 cl de água
1/2 c. de café de canela em pó
1/2 c. de café de gengibre em pó
1 pitada de cravinho em pó

Levar a ferver numa caçarola a água com o açúcar mexendo até este se dissolver. Deixar arrefecer. Lavar o limão e retirar-lhe a parte amarela da casca. Extrair o sumo com um espremedor. Mergulhar os pêssegos, alguns segundos, em água a ferver, escorrer e depois pelá-los. Cortar em pedaços e triturá-los com o xarope, o sumo dos limões ( talvez não seja necessário adicionar todo, convém provar para testar a acidez) , 2/3 da raspa dos limões e as especiarias. Retirar e colocar na sorveteira previamente ligada para refrigerar 5 min. antes. Ao fim de cerca de 30 min. o sorvete está pronto.