PÃO JAPONÊS...e "LATTE"




Hoje resolvi experimentar este pão, que é uma espécie de brioche, mas na versão...japonesa.
Foi uma receita que descobri num livro francês e que me despertou a atenção pelo facto de levar um ingrediente que é bastante usual em doçaria no Japão: o feijão !
Apesar de apenas vir designado como farinha de feijão vermelho eu optei por usar feijão azuki, que tinha cá em casa e que utilizo bastante em feijoadas e hamburgueres e principalmente porque é cultivado na China e no Japão.
Para quem estiver interessado e ainda não conhecer muito bem esta variedade, posso dizer que devido ao seu alto valor nutricional (é uma fonte de hidratos de carbono complexos, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B) é muito utilizado na cozinha macrobiótica e vegetariana.
Para fazer a farinha lavei a quantidade de feijão necessária para a esta receita e deixei escorrer até secar totalmente. Depois triturei na Bimby (vel.7/8/9/10 e alguns toques turbo até adquirir a consistência de farinha ( acho que dificilmente se encontrará esta farinha à venda).
O pão foi feito na MFP com o programa Pão doce ( na minha máquina é o 5) quantidade de massa I e crosta média , com os seguintes ingredientes:
240 ml de água
15 g de manteiga (derretida)
1 c. chá de sal
1 c. sopa de açúcar
300 g de farinha de trigo tipo 55
100 g de farinha de feijão azuki
2 c. café de levedura (usei fermento de centeio de preparação natural da marca Panilev )
Introduzi os ingredientes, exactamente pela ordem indicada, na cuba da MFP e seleccionei aquele programa referido.
Ficou óptimo...côdea estaladiça e miolo fofo como eu gosto...e não...não parece que estamos a comer feijoada (eh eh eh...) . E combinou na perfeição com a minha bebida preferida...
Café com leite cheio de espuma!...Delícia! Vejam...
Na minha EEEENORME caneca...

Para fazer a espuma primeiro aqueço o leite no microondas. Depois de retirar um pouquinho para uma leiteirinha adiciono café solúvel no copo que vou utilizar.
Com este instrumento tão simples e tão eficaz (Milk frother) faço a espuma em 2 segs(!). Desta vez foi o meu filho (para eu poder tirar a fotografia...)

Aqui está ele...


E o meu lanche maravilhoso!


Requeijão com doce de framboesa em cima do pão.

PUDIM DE BERINGELAS COM NATAS DE SOJA




Por mim comia beringelas todos os dias. São muito versáteis e gosto imenso do sabor.
Este pudim é suficiente para se comer como prato principal mas, para os mais renitentes, também poderá servir de acompanhamento. O recipiente que usei para levar ao forno serve para levar à mesa. Optei por vos mostrar as duas hipóteses de servi-lo.
INGREDIENTES
2 e 1/2 c. de sopa de natas de soja
3 ou 4 beringelas
2 cebolas
4 dentes de alho
3 ovos + 2 claras
3 c. de sopa de pão ralado
1 c. de sopa de azeite sal e pimenta
Lavar e cortar as beringelas às rodelas. Descascar e picar as cebolas e refogar ligeiramente numa frigideira (eu usei um Wok) barrada co uma colher de sopa de azeite. Retirar e reservar. No mesmo recipiente saltar as rodelas de beringela sem queimar e deixando que conservem um pouco de água (eu tapei o Wok, para amolecerem mais rapidamente). Escorrer com papel absorvente se necessário. Bater os ovos e as claras, as natas, o alho picado o sal e a pimenta. Misturar com as beringelas e a cebola. Deitar num prato de ir ao forno pincelado com azeite, salpicar com pão ralado e cozer a 200º cerca de 35 min. até ficar gratinado.

HAMBURGUERES VEGETAIS DE TOFU E CANELA





Gosto muito destes hamburgueres. São deliciosos e nutricionalmente equilibrados. É uma boa alternativa à carne. Como enchem bastante normalmente acompanho só com uma salada . Também se podem comer em versão "Mac vegan" dentro de pão de hamburguer , com uma fatia de cheddar , ou acompanhado de arroz . Ficam perfeitos com molho de iogurte.

INGREDIENTES
400g de tofu
2 c. de sopa de molho de soja

2 cenouras
200 g de ervilhas
2 c. de sopa de azeite
3 c. de sopa de levedura de cerveja
2 c. sopa de farinha de trigo
1 c. de chá de canela
salsa a gosto
sal e pimenta
pão ralado (se necessário)
Pelei as cenouras e triturei (na bimby vel.5/6/7) . Espremer o sumo das cenouras por um passador de rede (pode-se aproveitar o sumo e misturar com sumo de uma laranja para beber). As ervilhas foram previamente cozidas a vapor (usei das congeladas) mas também podem cozer em água a ferver cerca de 5 min. Passei o tofu (convém ser do mais rijo) com a salsa, a canela, o sal e a pimenta na bimby (vel.5/6) e depois adicionei as cenouras espremidas e as ervilhas. Com este preparado moldei 5 hamburgueres grandes (podem fazer-se mais pequenos e finos, eu prefiro assim). Se tiverem dificuldade em moldá-los podem adicionar um pouco de pão ralado.
seguiDe da deitar o molho de soja num prato de sopa e uma colher de sopa de azeite e misturar bem com a levedura de cerveja. Passar os hamburgueres nesta mistura e depois passar por farinha de trigo.
Podem fritar-se numa frigideira com uma colher de sopa de azeite (cerca de 5 min. de cada lado até dourar ligeiramente). Eu usei a Actifry apenas pincelada com umas gotas azeite.

FESTAS DE ANIVERSÁRIO "HOME MADE"


Pois é...ainda faço festas de aniversário em casa e a tendência é cada vez mais fazer literalmente "tudo" até as gomas que as crianças geralmente tanto gostam de "petiscar".
Nunca gostei muito de comprar as coisas já feitas e gosto de esmerar-me nas decorações. Agora que a minha "criança" já está a ficar crescida acabaram-se os bolos da bonecada (cheguei a fazer um uma vez com a pequena sereia sentada num rochedo de MM's a sair de um mar de chantilly azul e branco...).

Este é o famoso bolo de que já falei algures conhecido como o "bolo das três cores" mas que com o tempo passou a ter só duas. Actualmente passou a ser o Bolo "oficial das velas" só pelo simples facto de poder durar mais tempo...é o verdadeiro must cá de casa, é bonito, chocante (para aqueles que o estão a ver pela primeira vez) e é a desgraça de qualquer dieta. Este ano até fiz uma pequena alteração no creme do recheio para não ser tão calórico.

Estas foram algumas das outras coisas que eu fiz (sim , o pão de forma e os pães de leite também foram feitos por mim).

Sim o fiambre é mesmo fiambre ...senão ainda desconfiavam destes folhadinhos...
Que foram feitos com salsicha de soja picadinha e ninguém deu por nada... até gostaram bastante por sinal.

Agora o que me deu mais gozo foi não ter de comprar os pãezinhos de leite e escolher o tamanho ideal para mim.

Estes mini muffins de chocolate também foram feitos para o lanche porque tanto o bolo de bolacha como o bolo de chocolate desapareceram logo a seguir ao almoço. Nem deu tempo de tirar fotografias.
E as gomas de vários sabores feitas em moldes de silicone improvisados ( cuvetes de gelo e forminhas para bombons) foram o remate final...


Apesar de ter feito tudo all by myself (verdade verdadinha cross my heart) digo-vos que isso tudo (almoço incluído para 17 crianças mais os da casa) teria sido bem mais difícil (mas não impossível...) sem a ajuda da Bimby , da máquina de fazer o pão e das formas de silicone.
Aqui vão as receitas para quem quiser:

BOLO DAS CORES
4 ovos, 200 g de açúcar em pó (icing sugar para quem não tem a Bimby), 200 g de manteiga sem sal (mimosa ou primor),200g de farinha com fermento,1 colh. de chá de fermento Royal

Misturar todos os ingredientes na vel. máxima durante alguns min. até a massa desprender-se facilmente da colher (se utilizar a Bimby : desfazer o açúcar em pó. Colocar a borboleta juntar os ovos e a manteiga no copo e programar 3 min./37º/vel.3. Adicionar a farinha e o fermento e programar 6 segs/vel.3.).Levar ao forno pré-aquecido a 170º cerca de 25 min (forma untada e polvilhada ou de silicone).
receita da pág.102 do livro base (para quem tem a bimby) mas que no fundo não deixa de ser uma receita de bolo esponja que eu já tinha há muitos anos.
Para cobrir faço sempre um creme de manteiga. Desta vez numa versão sem ovos:
Bati 125 g de manteiga sem sal com 250 g de açúcar em pó até ficar um creme esbranquiçado e macio e depois acrescentei uma colh. de sopa de leite. (15 seg./vel.4 na bimby). Dobrei esta quantidade por causa do formato "xadrez".

PÃES DE LEITE
receita publicada na revista bimby momentos de partilha nº6 com algumas alterações minhas:
250 g de leite,50 g de margarina vegetal, 50 g de açúcar, 25 g de fermento fresco, 1 colh. de chá de sal, 500 g de farinha de trigo t65, 1 gema de ovo para polvilhar.
Desfiz o fermento num pouco do leite e coloquei-o com os restantes ingredientes (excepto a farinha e o sal) e programei 3 min./37º/vel.1. Adicionei a farinha e o sal e programei 10 seg/vel espiga. Deixei descansar dentro do copo , tapado, 10 min. Depois moldei pãezinhos com o tamanho e a forma de ovos ( cerca de 40 g cada) e deixei dobrar de volume dentro do tabuleiro do forno (aquecido a 50º) sobre um tapete de silicone. Eles crescem rapidamente. Depois retirei-os para aquecer o forno a 180º e enquanto isso pincelei-os com gema de ovo. Ficaram cozidos ao fim de 15 min. Renderam 19 pães. Fiz outros 19...rapidamente...fantástico (não foi necessário encomendar em lado nenhum!).

PÃO DE FORMA

Este fiz na MFP depois de ter recolhido algumas experiências de sucesso de algumas bloguistas. Às vezes , mesmo conhecendo as receitas é importante saber se resultaram e, por isso, é tão importante esta partilha.
Como já tinha os pãezinhos de leite só fiz um pão de forma (cortei cada sanduiche em quatro triângulos). Para quem tem a máquina a este pão dá-se o nome de "Pão de Leite Francês para Sanduiche".
Utilizei :
100 ml de água, 100g de manteiga, 250 ml de leite, 1 colh. de chá de açúcar, 500 g de farinha T55, 1 pacote de fermento em pó. Introduzi todos os ingredientes, exactamente por esta ordem na MFP e liguei o programa " Sandes" quantidade de massa I.

GOMAS
esta receita vem na revista da nº6 da Bimby momentos de partilha

20 g de gelatina em pó neutra (eu usei Agar-agar) , 1 saqueta de gelatina de sabor ( fiz por duas vezes para ter umas de sabor a morango e outras a tangerina ambas de origem vegetal) , .200 g de água , 300 g de açúcar ( eu usei muito menos... tanto açúcar choca-me...), açúcar qb para envolver as gomas .
Coloquei no copo da Bimby todos os ingredientes e misturei 10 segs./vel.4. Depois programei 5 min./100º/vel.2. Dspejei para forminhas sem encher e deixei solidificar no frigorífico. Depois de desenformar passei-as por açúcar, colocado dentro de um saquinho de plástico.


O melhor é aproveitar estes momentos açucarados...enquanto eles duram...

SEITAN GRATINADO COM ALHO FRANCÊS E COGUMELOS





Este prato costuma ser bastante apreciado mesmo pelos não-vegetarianos mais renitentes sendo, por isso, uma boa opção para os convencer de que a alimentação vegetariana não tem que ser forçosamente sensaborona.
Pode acompanhar-se com cenoura ralada e passas.

INGREDIENTES
1 cebola
1 alho francês
300 g de seitan
250 g de cogumelos
1 colh. de sopa de azeite
2 batatas doces médias (cortadas às rodelas e cozidas)
1 colh. de sopa de farinha maizena
1 colh. de sopa de margarina vegetal
2 cháv. de leite de soja
1 colh. de chá de gengibre ralado
sumo de 1/2 limão
250 ml de natas de soja
sal, pimenta e noz moscada qb
pinhões para enfeitar

Refogar a cebola no azeite, juntar o alho francês cortado às rodelas e deixar amolecer. Juntar o seitan cortado às tiras e os cogumelos, temperar com sal, pimenta e o gengibre e deixar apurar. Enquanto isso juntar a margarina, a maizena, o leite de soja, o sumo de limão, sal pimenta e noz moscada e levar ao lume num tacho até engrossar para fazer o béchamel (eu fiz na bimby programando 8min/temp.90º/vel4).
Adicionar as batatas (quem preferir pode substituir por batatas fritas palha) ao refogado, envolver e adicionar as natas. Deitar esta mistura num pirex ou refractário ligeiramente untado e cobrir com o béchamel. Espalhar pinhões por cima. Levar ao forno para gratinar a 200º durante cerca de 20 minutos.