NÃO É UM FOLAR

Posted by Picasa

Tenho este bolo na mira desde que comprei o Livro Massa e Doces da Bimby. Não sei o que nos faz gostar mais de uma receita em especial ou acreditar que a mistura de sabores irá resultar...mas este bolo pareceu-me perfeito para esta época da Páscoa e foi um verdadeiro sucesso no almoço de familia. São quatro texturas diferentes que se misturam logo na primeira garfada surtindo exactamente o efeito que eu imaginava. Por outro lado a presença da amêndoa não deixa de manter a tradição ainda que de forma subtil 

CROCANTE DE MAÇÃ

Cobertura

100 g de farinha (usei espelta)
100 g de açúcar
100 g de amêndoa ( pelada)
100 g de manteiga

Bolo base

190 g  de açúcar
50 g de amêndoas (pelada)
3 ovos
90 g de farinha (usei espelta)

Puré de Maçã

5 maçãs descascadas e descaroçadas (usei reineta)
100 g de água
1 pau de canela

Mousse de Queijo

4 folhas de gelatina incolor (usei agar-agar )
50 g de água
100 g de açúcar
3 gemas de ovo
400 g de natas
200 g de queijo fresco para barrar (usei Philadélfia)

Preparação da cobertura:
Pré- aquecer o forno a 180º. Colocar no copo da Bb todos os ingredientes e programar 20 segs/vel 4. Estender a massa num tabuleiro untado e levar ao forno cerca de 15 min. ou até dourar. Partir a massa grosseiramente, colocar num saco de plástico e reservar.

Preparação do bolo:
Colocar 100 g de açúcar numa frigideira anti-aderente em lume brando.Quando estiver derretido (se não acrescentar um pouco de água isso não acontece...) adicionar as amêndoas e envolver. Deitar numa superfície untada, espalhe e deixe arrefecer.Deitar no copo da Bb e pulverizar 10 segs/vel.9. Reservar.
Colocar a"borboleta", deitar o restante açúcar e os ovos e programar 5 min./37º/vel.3. Voltar a bater mais 3 min./vel.3. Retirar a borboleta e incorporar a farinha, a amêndoa triturada e misturar 15 segs/vel.3. Deitar numa forma com fundo removível de 25 cm previamente untada e polvilhada.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 15 min. Reservar.

Preparação do puré:
Deitar todos os ingredientes no copo e programar 15 min/100º/vel.1. Retirar o pau de canela e triturar 5 seg/vel.3. Deitar para um ataça e deixar arrefecer-

Preparação da mousse:
Deitar as folhas de gelatina (ou o agar-agar) numa taça com um pouco de água para hidratar. Reservar.
Colocar a "borboleta" no copo, a água, o açúcar , as gemas e programe 5 min/90º/vel.2.
Retirar a borboleta e programe 1 min/vel.3 deitando a gelatina escorrida através do bocal da tampa. Retirar o copo da base para que arrefeça. Incorpore as natas e o queijo e programe 30 segs/vel.3.

Montagem:
Deitar o puré sobre o bolo base, por cima do puré a mousse e por fim a cobertura reservada (este último passo no livro só se faz depois de desenforamar o bolo, mas pessoalmente, entendo que assim fica melhor). Levar ao frigorífico 4 horas no mínimo antes de desenformar. Antes de servir polvilhei com açúcar em pó. 

8 comentários:

akombi disse...

aiiii que tentação....mas não tenho bimby ( nem penso ter) será que dá para fazer de forma tradicional?, na binby tritorou a amêndoa? e bateu os ingredientes?

borboleta africana disse...

olá Akombi

Fiz tudo na bimby (é uma das vantagens de ter uma...reduzir o nº de pequenos electrodomésticos na cozinha e ganhar tempo) , mas é claro que este bolo pode ser feito com uma batedeira qualquer. Pode picar a amêndoa numa 1-2-3.Antes da Bimby existir também se faziam bolos não :)?

Susana Gomes disse...

Este bolo é mesmo uma delícia. Que sabe a festa em cada garfada! :))
Ficou lindo.
Bjs

Ana - Lady ao fogão disse...

Que delicia!! :)

bj
http://ladyaofogao.blogspot.com/

luci disse...

Que delícia adorei

Anónimo disse...

Borboleta africana, que deliciosa sugestão de doce! De fato, as 4 texturas diferentes tornam o bolo muito atraente, bonito e requintadíssimo. Ficou lindo! Beijos, Paula

São Ribeiro disse...

UM BOLO MESMO AO MEU GOSTO, ESTA LINDO DEMAIS.
IMAGINO O SABOR...DIVINO!!
BJS

Salsa Verde disse...

Que bolinho magnífico e apetitoso!
http://apanificadoraribeiro.blogspot.co.uk/